Conheça métodos para identificar vinhos adulterados

Em um mundo cheio de gente gananciosa, nem a nobreza do vinho escapa de armações ardilosas para obtenção de lucro fácil.

A questão não é somente a baixa qualidade dos vinhos e preço injusto que se paga por uma garrafa que contém algo muito inferior ao que foi vendido. O maior problema é a exposição a riscos de intoxicação da saúde de amigos e familiares, além da saúde do próprio comprador.

Vamos considerar alguns dos tipos mais comuns de adulteração, bem como algumas formas de reconhecer a ação de fraudadores.

Tipos de adulteração

Franca adulteração: para se vender um vinho por um preço muito mais alto, os fraudadores procedem com a adição de vários componentes, dependendo do efeito que se busca. Por exemplo, adicionar aromatizantes e corantes ao suco de uva utilizado para fazer o vinho ou adicionar substâncias como água, bicarbonato de sódio, açúcares, álcoois, ácidos, vinagre e conservantes, para se aproximar do tipo de vinho imitado.

Mistura: talvez, a forma mais corriqueira de enganar quem busca bons vinhos é a adição de uma porção de um vinho de boa qualidade a um de baixa qualidade a fim de atribuir à bebida sabores e aromas próximos ao do vinho informado no rótulo da garrafa.

Substituição: esta fraude consiste em substituir os rótulos e as rolhas de um vinho barato para que se passe por um vinho premiado.

Camuflagem: quando garrafas de um vinho de baixa qualidade é inserido em um lote de vinhos premiados.

Como não ser enganado

  • Observar a presença de cristais de açúcar no vinho, visto que a doçura de um bom vinho vem unicamente da própria uva.
  • Vale igualmente a observação do volume de açúcares indicado nos rótulos das garrafas. Vinhos secos não superam 4 gramas por litro, enquanto que os demi-sec giram em torno de 15 a 18 gramas por litro, os suaves em torno de 25 a 40 gramas por litro. Indicações superiores a estas quantidades significam que o vinho foi adoçado artificialmente.

Há alguns testes domésticos podem tirar a prova de adulterações:

  • Se uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio for adicionada a uma taça de vinho natural, pode ser percebido uma mudança na coloração. Mas, se a cor do vinho for resultado de adição de corantes, não haverá reação na cor.
  • Igualmente, se uma gota de glicerina for adicionada em uma taça de vinho natural, sua cor passará a um tom amarelado.

Infelizmente, a maior parte das verificações práticas são apenas constatações de que o mal foi feito. Por isso, o ideal é comprar vinhos em uma loja que seja reconhecida por sua seriedade e profissionalismo ao proporcionar aos seus clientes a segurança da procedência de seus vinhos.

A Eno Gourmet Premium é uma empresa tradicional portuguesa, especializada em vinhos das melhores regiões produtoras de Portugal. No portal da Eno Gourmet Premium você tem a tranquilidade de comprar vinhos portugueses de boa procedência e recebê-los no conforto de sua casa. Confie. Explore. Aproveite para adquirir os melhores vinhos do mundo!

O post Conheça métodos para identificar vinhos adulterados apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas