Veja 5 combinações de vinho e pizzas

Todo mundo gosta de uma boa pizza. Apesar de suas origens modestas e incertas, a praticidade da pizza aliada à imensidão de possibilidade na combinação de sabores conquistou o mundo. Só no Brasil, são consumidas um milhão de pizzas todos os dias, mais da metade só na cidade de São Paulo. E como toda boa gastronomia, uma boa pizza exige um vinho que se harmonize com seus sabores. Vamos ver os melhores vinhos para acompanhar sua pizza predileta.

A Quattro Formaggi

Uma das pizzas mais populares é a pizza Quatro Queijos (Quattro Formaggi). Uma pizza que combina uma sequência de sabores de queijos como o Gorgonzola, o Roquefort, a Muçarela (ou catupiry, na versão brasileira) e o Parmesão.

Uma perfeita sugestão para harmonizar a intensidade dos sabores da pizza Quatro Queijos é o DOC Beira Interior Branco da Coleção Rui Madeira. Um vinho excelente, com uma pronunciada acidez cítrica, e boa mineralidade, resultando num conjunto de grande complexidade e volume de boca. Em harmonia com os queijos de sua pizza favorita, a noite será inesquecível.

A Portuguesa

Harmonizar a pizza Portuguesa, com sua grande variedade de ingredientes completamente distintos, com vinho é um verdadeiro desafio. O RS Tinto Reserva, da região da Bairrada, é uma sugestão maravilhosa para acompanhar o caleidoscópio de sabores desta pizza, um vinho elegante de cor granada, de aromas de frutas vermelhas maduras em harmonia com notas de carvalho tostado e rico em taninos e grande frescor.

A Calabresa

Um clássico. Uma pizza de sabor inconfundível, ditado pela generosidade do recheio e pelo nível de maturação da linguiça utilizada. Para acompanhar uma boa pizza de calabresa, os nobres taninos do Grande Reserva da Quinta dos Castelares proporcionam uma harmonização interessante. É um vinho delicioso. Estrutura elegante e boa complexidade, seus taninos são, ao mesmo tempo, firmes e suaves, contrastando com seu sabor frutado.

Frango com Catupiry

Não é exatamente uma unanimidade, mas a pizza de Frango com Catupiry agrada ao reunir a suavidade do sabor do peito de frango com a cremosidade do catupiry. E, se o pizzaiolo ousar em acrescentar umas poucas lascas de um bom parmesão, hummm… Para acompanhar esta pizza, é preciso ter cuidado de não escolher um vinho que concorra com a leveza de seus sabores. O Pinot Noir, que tem corpo leve e discreta acidez, pode ser excelente. O Rosé Touriga nacional é a escolha perfeita. Vinho de coloração sedutora com notas de morango e groselha e um aroma levemente floral, marcam seu sabor equilibrado de boa acidez.

A Margherita

A legítima Pizze Napoletana, e a mais provável matriarca das pizzas. As cores de seus ingredientes – o tomate, a muçarela e o manjericão fresco – homenageiam a bandeira nacional da Itália, ornada pelo cozinheiro Raffaelle Esposito que a ofereceu à Rainha Margherita de Savoy para brindar a unificação do país. Uma pizza simples, mas muito saborosa. Especialmente, pelo destaque do manjericão. Exige um vinho intenso e de bom volume. O Dona Cepa Tinto Alentejano possui uma cor granada e aromas intensos e frutados. É um vinho macio e aveludado, seus taninos e sua acidez são conjugados com a fruta abundante que o marca.

Vinhos excelentes

Qual é sua pizza predileta? Não importa qual seja, pois temos um vinho delicioso para acompanhá-la. Explore as opções da loja de vinhos da Eno Gourmet Premium e escolha o vinho que mais agrada ao seu paladar. Depois, é só chamar os amigos e partilhar de um momento extraordinário, regado ao melhor dos vinhos.

O post Veja 5 combinações de vinho e pizzas apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas