Aprenda a conservar o vinho depois de aberto

Uma das dúvidas mais frequentes que sonda os consumidores de vinho é em relação à sua conservação depois que ele é aberto, pois o vinho é uma bebida que estraga depois de um tempo quando entra em contato com o oxigênio, seja ele um vinho português ou de qualquer outro tipo.

O ideal a se fazer é tomar a bebida inteira depois que a garrafa é aberta, porém, muitas vezes isso não é possível. Por isso que é tão importante saber fazer essa conservação, para que não haja desperdícios e que você consiga tomar um vinho ainda de boa qualidade.

O oxigênio é necessário para produzir o vinho, mas, depois da bebida pronta, o seu contato com o oxigênio e com a temperatura ambiente é o principal motivo que leva a bebida a estragar.

 

Formas de conservar o vinho: não deixe que seu vinho português estrague

 

1 – Coloque o Vinho em Uma Garrafa Menor

Provavelmente essa é a forma mais simples de fazer a conservação do vinho. Para ter um tempo maior de conservação, basta transportar a quantidade de vinho que sobrou para uma garrafa menor.

Quando ele é colocado em uma garrafa menor, o seu contato com o oxigênio é menor, por isso ele se conserva mais.

 

2 – Utilize Gás Inerte

Essa também é uma forma muito boa de fazer a conservação, porém, é uma das mais caras.

O gás vem em forma de nitrogênio em spray que é colocado na garrafa.. Esse gás tem mais peso do que o ar, por isso ele fica no fundo da garrafa e faz com que a bebida dure mais. Essa forma de conservação é cara porque não dá para reutilizar o gás de nitrogênio.

 

3 – Guarde à Vácuo

Essa forma de conservar é a mais conhecida entre os consumidores de vinhos, pois é fácil de usar com as rolhas reutilizáveis.

Geralmente, o vinho português e de todos os outros tipos ficam conservados por até uma semana com esse método. Mas, mesmo ficando conservado, ele não fica tão gostoso quanto quando ele foi aberto.

 

Tempo que os Vinhos Ficam Conservados

 

Vinhos Brancos

  • Leves: 1 semana
  • Encorpados: 3 a 5 dias
  • Aromáticos: 1 semana

 

Vinho Rosé

  • 1 semana

 

Espumantes

  • 1 a 3 dias

 

Vinhos Tintos

  • Leves: 3 a 5 dias
  • Médio corpo: 3 a 5 dias
  • Encorpados: 3 a 5 dias

 

Não importa qual é o tipo do vinho, se é vinho do Porto, espumante ou vinho branco, o ideal é que eles fiquem em uma temperatura entre 10º e 13º. Não precisa necessariamente ter uma adega específica para eles, a geladeira consegue dar conta de mantê-los conservados pelo tempo determinado acima.

É muito importante saber como manter a conservação do vinho depois de aberto, para que você consuma um produto de qualidade e que a harmonização entre o vinho de Portugal com alimentos seja delicioso.

Para você que é fã de vinhos e gosta de sempre estar por dentro de todas as informações e novidades referentes ao assunto, aqui no blog Eno Gourmet Premium é possível conhecer a história do vinho português, várias outras curiosidades sobre eles e muitos outros conteúdos interessantes.

O post Aprenda a conservar o vinho depois de aberto apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas