Conheça os petiscos para acompanhar vinho tinto

Dificilmente alguém não ouviu falar sobre os famosos vinhos de Portugal, já que esse é um país que tem como tradição principal a bebida, e uma dedicação muito grande com o universo das uvas que fazem com que seus vinhos sejam tão famosos e queridos em todo o mundo.

Em Portugal é possível encontrar muitas vinícolas que fazem parte da produção de muitos vinhos conhecidos e consumidos. São vários os tipos que são produzidos em Portugal, mas, o mais conhecido deles com certeza é o vinho tinto.

Esse tipo de vinho é muito gostoso e versátil, é possível servi-lo com vários tipos de alimentos e também petiscos. Mas, mesmo sendo possível combiná-lo com diferentes pratos, é preciso tomar um pouco de cuidado no momento de escolher.

É preciso escolher os petiscos ideais para consumir com o tipo certo de vinho, porque dependendo da escolha pode fazer com que o contraste ou a acentuação do seu sabor fique diferente do seu natural.

 

Petiscos para servir com vinho tinto 

É normal em um jantar ou até mesmo em uma recepção com os amigos, servir alguns petiscos para degustar enquanto conversam e o prato principal não fica pronto.

Sirva alguns tipos de embutidos 

Essa é uma das opções mais difíceis de errar, os embutidos são escolhas certas no momento de escolher os petiscos para combinar com vinho tinto. Alguns que podem ser escolhidos são:

  • Salame
  • Salsichão
  • Chouriço
  • Presunto cru
  • Linguiça

É importante ressaltar que esses embutidos precisam ser de excelente qualidade, pois assim não irão afetar no sabor no vinho. Junto com esses embutidos, coloque também um cesto com pães ou até mesmo algumas torradas para acompanhar.

 

Os queijos não podem faltar

Se você costuma consumir bastante vinho português, sabe que não tem nada melhor do que combiná-lo com uma boa e bem feita tábua de queijos. Os queijos são petiscos tradicionais, eles têm sabor intenso e combinam muito com o vinho tinto.

Não é preciso colocar uma variedade muito grande de queijos, você pode colocar uns dois ou três tipos e servir com pães que os convidados já irão amar. Alguns dos queijos que combinam com o vinho tinto são:

  • Queijos azuis para vinhos tintos mais pesados
  • Parmesão
  • Queijo Manchego ou provolone
  • Queijo cheddar

Além desses queijos que podem ser servidos separadamente ou colocados na tábua, pode ser servido também pastas de queijos que ajudam a variar os aperitivos mais tradicionais.

 

Carnes frias são ótimas escolhas 

As carnes vermelhas que são servidas frias são boas escolhas para servir com vinho português. As mais escolhidas para fazer os petiscos entre todas são:

  • Carpaccio de carne com queijo parmesão
  • Enroladinho de rosbife com molho

 

Temperatura ideal para servir vinho tinto com petiscos 

Além de escolher os petiscos corretos, é preciso que o vinho também esteja na temperatura adequada para que a degustação seja ainda mais deliciosa. Por isso, a temperatura ideal para servir o vinho tinto é entre 16ºC e 18ºC.

 

Aqui no blog da Eno Gourmet Premium é possível encontrar muitos outros posts relacionados a petiscos para acompanhar vinho tinto e muitas outras informações interessantes a respeito do vinho português.

O post Conheça os petiscos para acompanhar vinho tinto apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas