Entenda sobre o vinho branco encorpado

Os vinhos brancos encorpados são mais densos e contam com uma acidez menor, pois são amadurecidos em barris feitos de carvalho. Por serem feitos nesse tipo de barril, esses vinhos tendem a serem mais encorpados e contam com alguns aromas particulares.

Além dos aromas, os sabores do vinho branco encorpado também é um tanto quanto único. Por exemplo, é possível sentir o aroma e também sabores de coco, mel, baunilha, manteiga e outros que fazem com que quando estamos provando, sentimos uma textura mais cremosa.

Pessoas que são experts em vinhos admiram também um outro ponto que é muito importante em relação ao vinho branco encorpado, o seu envelhecimento em garrafa tem uma capacidade maior do que outros tipos de vinhos brancos. Ele pode ser guardado por 10 anos ou mais.

 

Uvas usadas na produção do vinho branco encorpado 

Existem algumas espécies de uvas que são utilizadas na produção dos vinhos, mas, para fazer o vinho branco encorpado é usado algumas uvas da espécie Vitis Vinifera. Algumas delas são:

  • Chardonnay
  • Roussane
  • Sémillon
  • Marsanne

Geralmente, pessoas que têm um conhecimento mais profundo em vinhos conhecem essa espécie que é utilizada na produção do vinho branco encorpado.

 

Alimentos que harmonizam com o vinho branco encorpado 

Esse tipo de vinho tem como principal característica sobrepor o sabor dos pratos que são mais leves e delicados. Por isso, é ideal que ele seja servido com alimentos como: aves ou peixes que contam com sabores que são intensos.

Combinar esse tipo de vinho com pratos que têm molhos que são feitos com manteiga, creme de leite e queijo também é uma boa escolha.

Além das aves e dos peixes, o vinho branco encorpado pode ser servido também com pizzas que tenham frango com catupiry.

 

Como servir o vinho branco encorpado 

É importante saber qual é a ordem dos vinhos que serão servidos, assim, um não irá sobressair mais do que o outro. Vamos mostrar um exemplo de vinhos que serão servidos na mesma ocasião. Por exemplo:

  • Espumantes/Frisantes
  • Vinhos brancos
  • Vinho rosé
  • Vinho tinto
  • Vinhos fortificados ou de sobremesa

É importante que eles sejam servidos nessa ordem, assim as características dos vinhos irão ser sentidas sem nenhuma interferência causada pela bebida anterior.

Agora, se em uma ocasião, for servir somente vinhos brancos, também é importante ter uma ordem específica para servir cada um. Por exemplo:

  • Leves/Refrescantes
  • Aromáticos
  • Vinho branco encorpado

 Novamente, é preciso que eles sejam servidos nessa ordem para que todos sejam degustados da maneira mais correta.

 

Temperatura ideal para servir vinho branco encorpado 

Além de ser preciso servir os vinhos na ordem certa, é preciso servi-los na temperatura ideal, assim a pessoa irá aproveitar muito mais todo o frescor que o vinho branco encorpado oferece.

As temperaturas desses vinhos podem variar entre 8 e 12ºC, mas, isso depende do tipo de vinho branco que será servido. Para aqueles que são leves e refrescantes, é ideal que sejam servidos entre 8 a 10ºC.

Já o vinho branco encorpado precisa ser servido em temperatura de 10 a 12ºC. Aqueles vinhos brancos que têm uma idade maior podem ser servidos em temperatura de 12 a 14º.

Para saber mais informações a respeito do vinho branco encorpado e muitas outras curiosidades não só sobre vinhos, mas de toda culinária portuguesa, basta continuar aqui no blog da Eno Gourmet Premium.

O post Entenda sobre o vinho branco encorpado apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas