Já conhece a origem do Vinho do Porto?

Um dos vinhos mais conhecidos em todo o mundo, sem dúvidas, é o vinho do Porto. Ele conta com algumas características únicas que fazem com que se destaque mais do que os outros do mercado.

Algumas de suas características mais marcantes são o seu teor alcoólico que é um pouco elevado de até 22%, sua cor, a doçura e o aroma que não tem como ser comparado com nenhum outro vinho.

O vinho do Porto tem uma fama maior por ser mais adocicado, mas é possível encontrar alguns tipos dele que têm variações em seu sabor e podem chegar até o extra seco.

 

Origem do vinho do Porto

 É possível encontrar algumas teorias em relação a origem do vinho do Porto, mas existe uma mais popular que diz que a descoberta desse vinho aconteceu de uma forma acidental.

No século XVII, Portugal passou a ser fornecedor de vinhos na Inglaterra. Mas, a distância de um país para o outro é muito grande e, por isso, na época demorava um certo tempo para chegar a mercadoria até a Inglaterra.

Então os britânicos criaram o hábito de adicionar um pouco de aguardente no vinho já pronto para que não estragasse com tanta facilidade. Depois de um tempo, tiveram a ideia de adicionar a aguardente durante o processo de fermentação da bebida e assim surgiu o vinho do Porto.

A produção do vinho do Porto começa através da seleção das castas tradicionais que são encontradas na região do Douro. Essas castas precisam ter características marcantes que deixam a identidade do vinho ainda mais acentuada.

 

Quais são os tipos de vinhos do Porto

 É possível dividir o vinho do Porto em duas categorias, são elas:

  • Os envelhecidos em barris de madeira
  • Os envelhecidos em garrafas

Mesmo que seja utilizado o mesmo tipo de uva para produzir as bebidas, quando o envelhecimento é feito de forma diferente, o sabor do vinho também será diferente e é exatamente isso que faz com que cada um tenha uma característica única.

 

Vinhos Tawny e Ruby Reserva 

O vinho Ruby Reserva é feito com uma safra que é selecionada com cuidado, ele apresenta um sabor mais frutado e sua estrutura e complexidade é maior do que o vinho Ruby tradicional, por exemplo.

Já o vinho Tawny é um pouco mais aprimorado e conta com um aroma mais amadeirado e também de frutas secas. Isso porque seu envelhecimento acontece durante pelo menos 7 anos em barris de madeira.

 

Vinho do Porto branco 

O vinho Porto Branco tem como diferença dos outros tipos de vinhos do Porto sua cor, doçura e também o período de envelhecimento. Ele conta com um sabor mais encorpado e intenso.

Vinhos como o Porto Branco são ideais para servir no momento da sobremesa ou acompanhando qualquer doce.

Portugal é um país que conta com muitas tradições, desde os vinhos até mesmo os temperos que não podem faltar nas despensas portuguesas.

 

Para saber mais a respeito da tradicional culinária portuguesa, navegue um pouco mais no blog da Eno Gourmet Premium e descubra não só a respeito da origem do vinho do Porto, mas também muitas outras curiosidades.

O post Já conhece a origem do Vinho do Porto? apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas