Conheça os 4 tipos de especialistas em vinhos

O vinho é uma das bebidas mais antigas e mais apreciadas pelo homem, datando mais de 6.000 anos o seu primeiro registro na história humana. Presente em quase todas as sociedades e culturas, o vinho sobreviveu ao tempo. Aliás, o tempo foi seu grande aliado, tornando-o cada vez melhor.

Um bom vinho sempre está ligado a uma boa gastronomia ou a momentos de partilhar a presença de bons amigos. Não raro, as duas coisas. E são nos momentos sociais que descobrimos que há muito para saber sobre vinhos, e que há pessoas que sabem muito também.

Especialistas ou simples admiradores, pessoas elegantes e de bom gosto, celebridades ou low profiles. O gosto pelo vinho encanta e conquista com facilidade. E neste mundo dos vinhos e da gastronomia, há termos próprios para identificar o específico. Neste sentido, qual a diferença entre as denominações atribuídas aos especialistas? Veja a seguir.

Veja as diferenças de cada especialista

 

Enófilo

Conceitualmente, qualquer um que gosta de vinho pode ser considerado enófilo. O termo deriva do grego e significa “amigo do vinho”. Porém, enófilo é mais do que um simples apreciador de vinho, na verdade é aquele que adora vinhos. Não é necessário haver algum preparo formal sobre o assunto, mas, geralmente, enófilos leem tudo ao seu alcance, tomam nota de detalhes sobre viticultura, e têm gosto em participar de encontros com outros amantes de vinho.

Todo esforço vale a pena para conhecer e apreciar um bom vinho.

Enólogo

Se o enófilo é o “amigo do vinho”, o enólogo é o “estudioso do vinho”. A palavra, igualmente à outra, tem sua origem no grego.

Certamente, um enólogo é também um enófilo, mas que tem uma formação adequada sobre o tema, assim este especialista possui um conhecimento técnico ou acadêmico acerca da viticultura. Seu conhecimento pode variar desde o cultivo das videiras, até os processos vinícolas.

O trabalho do enólogo contribui para a preparação de novos tipos de vinhos, a partir da seleção das uvas, do tempo de maturação, ou do tipo de tonel em que será amadurecido. Assim, vinhos mais nobres que trazem em seu rótulo os termos Reserva ou Gran Reserva, são produzidos para a apreciação de diferentes paladares.

Sommelier

As cortes francesas a partir do século XVI já contavam com valets de chambre e sommeliers, estes últimos encarregados de provar o vinho antes que fosse servido ao rei.

O Sommelier, por sua vez, é um profissional cada vez mais presente em bons restaurantes e vinícolas. Com formação acadêmica, ou profissionalizante, dedica-se ao reconhecimento das características do vinho e de sua harmonização com a boa gastronomia.

Cumpre também aos sommeliers a verificação da apresentação do vinho a ser servido: embalagem, rótulo e temperatura. Assim como deve cumprir seu papel originário: o de experimentar o vinho afim de conferir a preservação de suas características antes de chegar às mesas.

Enochato

Já o enochato, um termo de caráter pejorativo, serve para definir quem quer parecer entendido em vinhos, sem mérito, e criando mitos sobre a enofilia. Entender de vinhos não é algo restrito a especialistas, na verdade é um prazer que qualquer pessoa pode desfrutar. Porém, o enochato quer passar a imagem de que ele é superior e que possui conhecimentos extraordinários sobre o universo dos vinhos.

Os amantes de vinho têm ao seu alcance os melhores vinhos portugueses, por meio da Eno Gourmet Premium, uma empresa que comercializa vinhos, queijos e azeites de Portugal. Sua missão é satisfazer seus clientes através do fornecimento de produtos de qualidade.

Para conhecer ou saber mais sobre os melhores vinhos portugueses, acesse: www.enogourmetpremium.com

O post Conheça os 4 tipos de especialistas em vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas