Entenda os termos usados por um especialista em vinhos

Para quem não tem experiência em vinhos, entender o que os especialistas dizem ou até mesmo compreender pessoas que estão mais acostumadas à degustar a bebida parece um tanto quanto difícil. E, realmente, é, pois são muitos os termos utilizados, e isso acaba dificultando a compreensão de quem não está acostumado.

Todos os termos utilizados por especialistas são, deveras, muito importantes e devem ser respeitados. Mas para pessoas experientes, esses adjetivos ou descrições não precisam ser utilizadas a todo momento, pois é algo que se torna enfadonho e, ainda por cima, a pessoa é taxada de “enochato”.

O termo “enochato” serve para pessoas que insistem em utilizar termos técnicos de vinhos quando não é necessário. Claro que é extremamente importante conhecer todos esses adjetivos, pois é através deles que você poderá entender um pouco mais sobre a bebida, mas o uso desse vocábulo pode ser feito sem exageros.

Entender sobre cada termo que os especialistas usam, auxilia no momento da degustação, deixando-a mais prazerosa e divertida, afinal, você entenderá o que a pessoa está informando e sentirá isso também no seu paladar.

Separamos alguns termos utilizados e vamos explicar o que significa cada um deles. Assim, no momento de escolher o vinho oferecido por um especialista, você saberá entender o rótulo da garrafa e o que o sommelier estará falando.

Termos utilizados para especificar vinhos 

Vinho ácido

 Para conseguir decifrar se o vinho é ácido, basta prestar atenção nas laterais da sua língua ao tomar a bebida. Ao tomar um vinho desse tipo, você sentirá que ela irá produzir uma quantidade maior de saliva, que na medida certa, torna a bebida gostosa, mas quando em grande quantidade, pode ser um grande defeito.

Vinho amadeirado

 Para que o vinho tenha as características de um amadeirado, é preciso que ele tenha cheiro e gosto forte de carvalho de uma forma rápida. Para que ele seja gostoso, é preciso que o teor amadeirado seja balanceado com o teor da fruta.

Vinho equilibrado

 O termo ‘vinho equilibrado’ serve para aqueles que são de alta qualidade, sutis e, também, equilibrados. Ele é aquele tipo de vinho que quando degustado, não é possível sentir o doce mais do que a acidez ou o álcool. São vinhos fabricados em harmonia com todos os ingredientes.

Vinho herbáceo

 Esse vinho passa uma sensação mais vegetal para quem o degusta, apresentando sabores de ervas e até de grama. O termo herbáceo é utilizado para esse vinho porque ele é associado a seu frescor. Não são todos que gostam, por isso, ele pode ser considerado um vinho um tanto quanto negativo.

Vinho floral

 Para quem gosta do aroma das flores, ao perceber que o sommelier falou o termo ‘vinho floral’, pode pedir tranquilamente porque a escolha será certeira. Esse vinho possui aromas como acácia, violeta, jasmim e rosas.

Existem outros tipos de termos que os especialistas usam como o reserva, reservado e gran reserva, por exemplo. É interessante entender porque quanto maior for a sua compreensão, mais gostoso será o momento da degustação de vinhos.

Para saber mais informações a respeito de vinhos, da culinária portuguesa e também sobre especialista em vinhos, continue navegando aqui no blog da Eno Gourmet Premium e aproveite todos os posts.

O post Entenda os termos usados por um especialista em vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas