Saiba mais sobre as rolhas: seus tipos e efeitos nos vinhos

Embora nem todo mundo tenha esta noção, há vários tipos de rolhas para fechar uma garrafa de vinho. Certamente, a maioria das pessoas conhecem as tradicionais rolhas de cortiça. E, também, há muitos amantes do vinho que fazem questão de tirar a rolha da garrafa com um saca-rolha. Um ritual que antecede o desfrute de um bom vinho.

Muitas vezes, a vida moderna ameaça as tradições. No tocante às rolhas de cortiça, que desde a antiguidade era a única forma de vedar as garrafas de vinho, hoje, passam a ser substituídas por vários tipos de rolhas feitas de outros materiais.

A rolha de cortiça

A clássica rolha de cortiça foi adicionada às garrafas de vinho na Idade Média. A cortiça é extraída da casca do sobreiro ou do carvalho, árvores típicas das paragens portuguesas, país que até hoje responde pela maior parte das cortiças fabricadas no mundo.

As rolhas de cortiça têm vida longa, mantendo suas características por muitos anos. A cortiça é aderente à garrafa, bastante elástica e permeável. São estas mesmas características que garantem que o néctar das uvas não entrará em contato com o oxigênio, o que danificaria o vinho em pouco tempo.

Os tipos de rolhas

  • Rolha maciça – uma rolha feita somente de cortiça. É a opção de melhor qualidade, por manter as características da cortiça, permitindo a completa vedação da boca da garrafa.
  • Rolha de aglomerado – uma rolha desenvolvida a partir de cortiça moída e cola. Naturalmente, é menos resistente e de menor elasticidade que a rolha maciça. Uma opção que somente é escolhida por razões econômicas.
  • Rolha de champagne – possui um formato bastante conhecido, que se assemelha a um cogumelo. O bulbo na parte superior é feito de aglomerado de cortiça e a rolha pode ser retirada com a mão, enquanto a parte inferior, feita de cortiça maciça, serve para vedar a boca da garrafa.
  • Rolha sintética – uma rolha dos tempos modernos. Pode substituir completamente a rolha de cortiça em rótulos mais baratos. É capaz de vedar a boca da garrafa tão bem quanto a rolha maciça, e é economicamente mais viável. Além disso, pode servir esteticamente ao conjunto da garrafa, e permite que garrafa seja armazenada em pé. A desvantagem deste tipo de rolha é sua durabilidade, o que, com o passar do tempo, diminui a vedação da garrafa.
  • Tampa de rosca – uma tampa de material metálico e vedação plástica que fecha a boca da garrafa através de um sistema de rosca. Este tipo de vedação popularizou-se na produção de vários tipos de vinhos em países menos tradicionalistas na produção vinicultora, como a Austrália, Estados Unidos, e Brasil. A tampa de rosca possui baixo custo e agrada muito em razão de sua facilidade para abri-la. Mas, também, apresenta uma durabilidade menor do que a rolha de cortiça, além de que jamais terá o seu charme.
  • Rolha de vidro – as rolhas de vidro também fazem parte da nova era da vinicultura. São perfeitamente estéreis, evitando qualquer interferência no aroma do vinho, e tem boa vedação, utilizando-se de anéis de silicone.

Conheça também os tipos de garrafas de vinho e suas diferenças

A Eno Gourmet Premium

Nós, da Eno Gourmet Premium, como bons portugueses, temos o orgulho de promover os melhores vinhos de nossa terra, pois acreditamos no potencial de qualidade dos produtos que distribuímos, segundo os melhores valores de nossa empresa, buscando proporcionar aos nossos amigos e clientes o conforto de receber em seu lar o vinho de sua preferência e desfrutá-lo em boa companhia.

Clique aqui e acompanhe mais conteúdos como este em nosso blog

O post Saiba mais sobre as rolhas: seus tipos e efeitos nos vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas