Características e importância da safra para os vinhos

A celebração de um vinho pela gravação do ano de sua safra no rótulo é muito mais que uma forma de majorar sua cotação no mercado. É, de fato, sinônimo de um vinho de qualidade superior, marcado por características distintivas em seu sabor e em seus aromas. Um vinho contrastante, não apenas entre seus pares, mas, principalmente, em comparação à sua própria estirpe de outras safras.

Um bom ano, ou, podemos dizer, uma boa safra é o produto de um conjunto de combinações climáticas que, por sua vez, resultam na colheita de uvas excepcionais e, por fim, na produção de um vinho magistral.

Como a safra afeta a produção do vinho

Um ano de condições climáticas favoráveis, ou seja, bem temperado com bons períodos de sol e chuvas na medida certa, somado ao terroir adequado tem todas as chances de se produzir uvas saborosas e de cascas fortes, capazes de originar vinhos complexos, elegantes, equilibrados e de grande qualidade.

A videira tem um ciclo de frutificação anual. Por isso, as uvas respondem às variações climáticas que ocorrem durante todo o ano, refletindo em frutos de melhor qualidade e em uma colheita mais farta. Ou seja, as uvas são afetadas diretamente pelas condições climáticas, mas, também há se dizer que cada casta é afetada de uma maneira específica. Consequentemente, uvas como a Tinta Roriz que chegam a um amadurecimento mais precoce ou a Tricadeira, de uma colheita mais tardia, mesmo que cultivadas em um mesmo terroir, reagem de maneira diferente aos períodos de maior exposição à luz solar, ou à maior umidade, ou, até mesmo a um longo período de temperaturas baixas e ventos longitudinais.

Assim, uvas com mais poupa, mais doces ou mais ácidas e de cascas mais firmes influenciam no tipo de vinho que originarão: vinhos com boa estrutura, complexidade e equilíbrio, doçura, taninos e acidez em harmonia.

Os vinhos portugueses

Apesar de Portugal ser um dos menores países da Europa, conta com uma composição incomparável de solos, clima e vegetações que fazem dele uma das regiões mais ricas do mundo para a produção de uvas viníferas, produzindo mais de 280 castas autóctones. Uma diversidade invejável.

Por isso, os vinhos portugueses são distintos e únicos, marcados pela personalidade de suas uvas, como as tintas Touriga Nacional, Baga, Castelão, Touriga Franca e Trincadeira, e as brancas, como a Alvarinho, Loureiro, Arinto, Encruzado, Bical, Fernão Pires, Moscatel e Malvasia Fina. A qualidade e as características dos vinhos portugueses têm sido reconhecidas por especialistas de todas as nações como o melhor vinho do mundo.

A Eno Gourmet Premium

A Eno Gourmet Premium é uma empresa portuguesa cuja vocação é a promoção dos melhores vinhos portugueses, bem como produtos de qualidade para a culinária típica da região. Para conhecer mais sobre a produção de uvas e de vinhos portugueses, explore as diversas seções do portal virtual da Eno Gourmet Premium, onde você pode também escolher e comprar vinho online de sua preferência, e recebê-los no conforto do seu lar.

Continue navegando em nosso blog. Clicando aqui

O post Características e importância da safra para os vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas