Conheça o significado de ‘terroir’ e sua importância para os vinhos

Terroir é uma palavra única, de origem francesa, que não possui correspondentes em outros idiomas. Seu conceito, que advém da agricultura, se faz presente no mundo viticultor, traduzindo-se por um conjunto de elementos, como o solo, o microclima, e a altitude da região; e a maneira como este terroir influência no cultivo de certos tipos de uva que resultam na identidade e nas qualidades que constroem um grande vinho.

Elementos de um terroir

A influência do terroir sobre os vinhos nele produzidos pode ser percebido pela condição formada por ele e como estas condições favorecem o cultivo de algumas castas. Desde o princípio podemos afirmar que a condição chamada de terroir, tão importante para a viticultura, é constituída por:

  • O solo e o relevo: a influência do solo no cultivo das uvas viníferas é incontestável. Os nutrientes e minerais contidos no solo servem para o fortalecimento e penetração das raízes das parreiras em camadas mais profundas, propiciando maior nutrição e facilidade para absorver a água, fatores determinantes para uma safra consistente de frutos marcantes. Assim, a inclinação do solo em maior ou menor grau contribuirá para a drenagem do solo, evitando a retenção de água nas raízes, efeito que pode prejudicar o desenvolvimento das videiras e da formação das uvas. A inclinação do solo também favorece o recebimento da luz solar, e a fotossíntese, fenômeno imprescindível para a boa nutrição das parreiras. O bom solo e a topografia adequada proporcionarão frutos ricos de polpa, com sabor marcante e com cascas mais firmes, características que serão marcantes, também, nos vinhos que se originarem.
  • O clima: um clima temperado e com boas condições de chuvas contribui tanto para a formação de frutos graúdos como para a fartura da safra. Ademais, o calor adequado dará a condição do amadurecimento dos frutos no tempo certo, evitando, assim, o ressecamento ou a putrefação dos frutos pelo excesso de umidade. Condições essas que resultarão em frutos de grande sabor e, consequentemente, vinhos ricos com boa estrutura e bom final de boca.
  • A altitude: terras mais altas ajudam a formar um microclima mais frio que aumentará o tempo de maturação. Esta constituição do terroir contribuirá para o cultivo de uvas mais doces e com cascas mais densas. Logo, o resultado será um vinho equilibrado, com doçura e taninos destacados. Já em terras mais baixas há uma tendência para solos mais áridos e frutos amadurecidos mais rapidamente, resultando em um vinho de maior acidez e menos taninos.

A Eno Gourmet Premium

Os vinhedos portugueses estão estabelecidos em terroirs privilegiados, de solos ricos, boa altitude, climas temperados e excelente irrigação natural. Os resultados da viticultura portuguesa são boas safras de castas de grande sabor e, consequentemente, vinhos complexos que possuem sabores sofisticados e aromas únicos que fazem dos rótulos portugueses os melhores do mundo.

Nós, da Eno Gourmet Premium, temos a satisfação de colocar à sua disposição os melhores vinhos portugueses. Assim, através do nosso portal, você poderá encontrar os rótulos de sua preferência e também comprar vinho online, e ter muito mais conteúdo relacionado.

Clique aqui para acessar o blog

O post Conheça o significado de ‘terroir’ e sua importância para os vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas