Qualidade do vinho: quais são os fatores que a determinam?

Em uma conversa sobre vinhos, é muito comum perceber que gosto pessoal e qualidade se confundem para muitas pessoas. Por isso, antes de falar sobre a qualidade de um vinho, pode ser muito útil estabelecer uma clara distinção entre ambos. Além do mais, há que se dizer que o tema é complexo e de improvável pacificação.

Com efeito, por ora, basta a percepção de que alguém pode não gostar de um vinho, por mais celebrada que seja a sua qualidade. E, é igualmente possível que alguém goste muito de um vinho de menor qualidade. Assim, podemos afirmar que, enquanto os critérios do gosto pessoal são subjetivos, as características que determinam a qualidade de um vinho são absolutas.

Fatores determinantes

 

Equilíbrio

Básico: um bom vinho é marcado pelo equilíbrio de seus elementos formativos. De forma geral, muitos defeitos de um vinho são facilmente notados, especialmente aqueles que comprometem rudemente o sabor, ou que afetam a integridade da bebida, tornando-a indigesta. Os desequilíbrios, porém, são defeitos leves e a dificuldade de notá-los está justamente em sua gradação, o que, de mais a mais, pode gerar alguma controvérsia.

Um vinho desequilibrado em seu nível alcoólico pode ser interpretado por uma sensação de ardência, um aumento de calor, ou ainda pelo peso excessivo na estrutura de boca. Este desequilíbrio costuma resultar de erros no processo da fermentação.

Outro tipo de desequilíbrio é o chamado sabor verde que, na maioria das vezes, é resultado da utilização de uvas de uma colheita empobrecida de características viníferas. Um gosto acerbo, meio amargo, uma acidez muito acima dos taninos, produzindo uma sensação de aspereza na garganta.

Elegância

Outro tema cheio de controvérsias. Contudo, é um dos temas mais considerados por connoisseurs de todo o mundo.

Entre as muitas características da elegância de um vinho está a tipicidade que deve carregar como um distintivo que permite reconhecer as uvas e a região em que foi produzido.

A tipicidade é traduzida em características como a cor citrina, o frescor vibrante, a leveza do volume de boca e as expressões aromáticas, com destacadas notas frutadas e florais, características típicas dos Vinhos Verdes de Portugal.

A elegância de um vinho começa em sua tipicidade, mas, é determinada especialmente pela sustentação de seus sabores através da persistência retro olfativa, chamada de “fim de boca” pelos enófilos. Uma ação que prolonga, de forma harmoniosa, o tempo do prazer avençado pelos sabores contidos na nobre bebida.

Um vinho elegante marca sua presença nas papilas gustativas com discrição, registrando os sabores de forma progressivamente agradável sem que nenhum de seus elementos grite anunciando suas virtudes sobre os demais elementos.

Vinhos equilibrados e elegantes

Se você está pensando em buscar vinhos equilibrados e elegantes, sem sombra de dúvida, recomendamos os vinhos portugueses. Portugal, com terroirs maravilhosos, tem produzido vinhos cada vez mais apreciados pelos paladares mais requintados e exigentes. Cabe a você, agora, escolher os rótulos que mais combinam com seu paladar e comprar vinhos portugueses no portal da Eno Gourmet Premium.

Clique aqui para mais conteúdo pelo blog

O post Qualidade do vinho: quais são os fatores que a determinam? apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas