Temperaturas ideais para o consumo do vinho

Um bom vinho justifica a atenção aos detalhes que podem intensificar o prazer de seu desfrute.

A temperatura do vinho é um destes detalhes que fazem toda a diferença na hora de servi-lo. O tema até pode trazer à baila algumas controvérsias. No entanto, é certo que um vinho, conforme a sua própria tipologia, torna-se mais agradável, se servido na temperatura ideal.

Fundamentalmente, é correto afirmar que a variação de temperatura de um vinho pode aumentar ou diminuir a percepção de seus componentes aromáticos: aromas primários e notas aromáticas. Da mesma forma, de vinho para vinho, os sabores podem ser destacados em função do serviço em diferentes temperaturas.

A temperatura ideal para os vinhos tintos

Quase como um mantra, muito se diz que o vinho tinto deve ser servido em temperatura ambiente. O problema desta afirmação é justamente a temperatura da região onde será servido. Imagine o descabimento de observar esta regra em regiões tropicais em pleno verão.

A questão, em si mesma, gira em torno do fato de que as expressões aromáticas do vinho tinto são extremamente sensíveis à variação de temperatura. quanto maior a temperatura do vinho tinto, maior a sensação de seu teor alcoólico e de sua força.

Os vinhos tintos jovens, ou os mais leves como o Portal da Tojeira Tinto, servidos em temperaturas entre 14°C e 16°C, têm destacadas suas notas frutadas que são suas características mais marcantes.

Por sua vez, os vinhos tintos mais encorpados, como o Tenente Bernardo Tinto, ou os vinhos fortificados, como o Porto Fine Ruby têm suas características aromáticas e gustativas potencializadas quando servidos em temperaturas entre 16°C e 18°C.

A temperatura ideal para os vinhos brancos

Os vinhos brancos e espumantes revelam mais suas características em temperaturas mais baixas, tomando cuidado, porém, para servi-los na temperatura ideal. Pois, abaixo de 5°C, as papilas gustativas adormecem, perdendo a capacidade de apreciar plenamente as características do vinho.

Os vinhos espumantes, como o Grand Cuvée Espumante, devem ser servidos a 6°C, fazendo com que a perlage (borbulhas) sejam delicadas e refrescantes.

Os vinhos brancos, como o Penedo Gordo Branco, devem ser servidos entre 6°C e 12°C. A estas temperaturas, os vinhos brancos destacam o frescor e a acidez que marcam sua tipologia.

A melhor maneira de manter o vinho branco resfriado durante o serviço é dispor a garrafa em um balde com gelo. A alternativa é colocar o vinho na geladeira por cerca de 30 minutos antes de servi-lo e devolvê-lo à geladeira para manter a temperatura.

Os vinhos portugueses

A Eno Gourmet Premium é uma loja de vinhos portugueses que desenvolve sua vocação de promover sua carta de vinhos e produtos da culinária portuguesa por meio de seu portal virtual.

Vinhos brancos ou tintos, secos ou doces, com maior ou menor acidez, enfim, o vinho ideal para o seu paladar. E, além disso, você poderá adquirir o vinho que mais lhe agradar, sem ser preciso sair de casa. Basta acessar o portal virtual da Eno Gourmet Premium e comprá-lo online.

Clique aqui para conhecer mais sobre o universo dos vinhos em nosso blog

O post Temperaturas ideais para o consumo do vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas