A importância da taça na apreciação do vinho

Há diferentes tipos de taça para saborear um vinho. Cada taça é desenvolvida com um formato levemente diferente uma da outra, que representa um reforço para beneficiar a apreciação de alguma das características definidoras de cada tipo de vinho.

As partes de uma taça

Uma taça é reconhecida pelo formato peculiar que a difere de outros recipientes para beber. A taça é formada por uma base, tradicionalmente circular, do mesmo diâmetro do bojo para mantê-la equilibrada sobre a superfície de uma bandeja ou aparador. Outra parte importante da taça é a haste, que liga a base ao bojo. É pela haste que se deve segurar a taça de vinho. O bojo é a parte principal da taça, espaço em que o vinho é acondicionado. E a última parte é a borda da taça, também conhecida como boca.

A influência do tipo de cada taça

A escolha da taça adequada para cada vinho influencia na experiência da apreciação dos aromas e sabores da bebida. Cada categoria de vinho possui características peculiares e distintivas. Alguns vinhos destacam-se pelos aromas, por sua estrutura de boca ou até mesmo pelos sabores.

As taças para vinho variam em seus formatos, tamanhos e profundidades, tudo para favorecer a condução dos aromas ao nariz e do líquido para a boca, de forma a realçar as características de cada vinho, tornando a degustação uma experiência única.

A taça para vinho deve ser fabricada com um material translúcido, que permita enxergar as cores e os tons da bebida. As melhores taças para vinho são as de cristal, mas há também taças de vidro. A partir destas considerações, vejamos alguns tipos de taça para cada tipo de vinho:

Vinho tinto

Os vinhos tintos costumam ser encorpados e possuem aromas intensos. Por isso, o ideal é servi-lo na proporção de 1/3 de uma taça com bojo largo e borda estreita, para poder fazê-lo circular, aumentando sua oxigenação, intensificando, assim, a percepção de seu bouquet.

Vinho Rosé

Além da cor rosada, os vinhos rosé são caracterizados pelo contraste de acidez com sua leve doçura. A taça ideal para servir este tipo de vinho é de um formato semelhante à taça para o vinho tinto, mas de bojo menor.

Vinho branco

Os vinhos brancos devem ser degustados em temperaturas mais baixas que o vinho tinto. Por isso, a taça ideal para o vinho branco é semelhante à taça para vinho rosé, mas com uma haste mais longa, a fim de diminuir o contato da mão com o bojo, evitando que o vinho esquente pela troca de calor, prejudicando a experiência da degustação.

Vinho espumante

Os vinhos espumantes e os champagnes exigem o uso de taças compridas de cristal e com bojo estreito, que estimula o aumento do perlage e favorece a percepção de seus aromas.

Os vinhos portugueses

Alguns connoisseurs criam controvérsias acerca do uso de um tipo ou outro de taça para este ou aquele tipo de vinho. Mas, o que nenhum deles discute é a qualidade, os sabores e aromas intensos e complexos dos vinhos portugueses.

Por isso, se você desejar conhecer mais sobre vinhos portugueses e comprar vinhos online, acesse o portal da Eno Gourmet Premium.

 

O post A importância da taça na apreciação do vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas