As diferenças entre o vinho fino e o vinho de mesa

Para connoisseurs e enófilos, é muito importante compreender a diferença entre os termos “vinho fino” e “vinho de mesa”. São definições essenciais para quem nutre a expectativa de degustar um vinho com características excepcionais.

Características do vinho fino

O vinho fino é, por definição, produzido com cepas da espécie Vitis Vinifera. Estas uvas, também conhecidas como uvas finas ou uvas europeias, são cultivadas especificamente para vinificação. Temos uma variedade de mais de cinco mil tipos de uvas viníferas. Alguns exemplos são as uvas produzidas em regiões como Bordeaux, Chianti, Champagne, Bairrada ou Alentejo, como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Touruga Nacional, Baga, entre muitas outras uvas.

Essas castas requerem um cuidado maior, tanto na colheita da uva, como na produção e armazenamento do vinho. Os cultivadores devem conhecer muito bem cada uma das espécies que escolhe cultivar e técnicas envolvidas no cultivo, visto que estas uvas não se adaptam a qualquer clima.

As uvas finas possuem bagos menores e cascas mais grossas, resultando em vinhos com tons variados de cores mais brilhantes e ricos em aromas e sabores. Além disso, os vinhos finos têm grande potencial de guarda, podendo ser amadurecidos em barris de carvalho, que proporcionam novos aromas e sabores, e muitos são capazes de melhorar, permitindo um paladar mais agradável que o envelhecimento em garrafas.

Características do vinho de mesa

O vinho de mesa é, por sua vez, produzido com uvas de espécies variadas como Vitis Bourquina, Vitis Labrusca e Vitis Rupestris, por exemplo. Estas uvas são conhecidas como uvas de mesa, uvas novas, ou uvas americanas, que são mais adequadas para o consumo in natura e para sucos. Bordô, Niagara, Isabel e Condord, entre outras uvas são exemplos de uvas americanas.

São uvas de cascas mais finas e bagos maiores, não requerem muitos cuidados no cultivo e nem na colheita, já que crescem em terrenos e climas mais variados, e, portanto, seus cultivadores não necessitam de ter tanto conhecimento e nem tanta técnica para colheita e armazenamento.

Os vinhos de mesa têm coloração mais opaca com aromas mais rústicos, sabores simples, sem grande variedade, permitindo certa doçura. Estes vinhos não permitem o amadurecimento em barris e nem um envelhecimento em garrafas, sendo produzidos para consumo rápido.

Identifique no rótulo

As informações apresentadas contidas no rótulo do vinho podem proporcionar uma boa referência sobre a tipologia do vinho, e ajudar a escolher o ideal para a degustação, harmonizando-se com certo tipo culinário ou para certa ocasião.

Se no rótulo constar que o vinho é “vinho de mesa” ou “vinho de mesa americana”, significa que foi produzido com uvas americanas.

Do mesmo modo, a identificação com o termo “vinho fino” ou “vinho fino de mesa” significa que o vinho foi produzido com uvas da espécie Vitis vinífera. Mesmo que tenha “mesa” no termo, o “fino” antes refere que são uvas europeias.

A Eno Gourmet Premium

Se você está procurando bons vinhos finos, fica a dica que os vinhos portugueses são equilibrados, de sabores marcantes e com aromas complexos.

Para comprar os melhores vinhos portugueses, recomendamos a Eno Gourmet Premium, uma loja virtual especializada em vinhos finos e em produtos alimentícios tipicamente portugueses. A melhor parte é que você pode comprar vinho de sua preferência sem sair do conforto de sua casa.

Continue em nosso blog clicando aqui

O post As diferenças entre o vinho fino e o vinho de mesa apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas