As profissões que giram em torno do mundo dos vinhos

A produção de um vinho envolve inúmeras áreas, dentre elas algumas desconhecidas do público comum. Sendo cada uma delas desenvolvida por meio de profissionais de atuação bastante específica. Conhecer um pouco da participação de cada um destes profissionais pode proporcionar uma compreensão mais clara de como cada tipo de vinho é único, e resultante de um processo meticulosamente controlado.

Participação

  • Viticultor: é o produtor rural que cultiva uvas que podem ser destinadas tanto para o consumo in natura, quanto para outras formas de consumo, como as passas ou a geleia.
  • Vinicultor: é o nome que se dá ao produtor de uvas que se destinam à produção de vinhos.
  • Engenheiro agrônomo: é responsável pela orientação e assistência ao produtor em vários aspectos da atividade agrônoma, como preparação do solo, tipo de adubo ou preparação de documentações técnicas para a certificação da produção.
  • Viveirista: é o produtor de mudas e enxertos de uvas para viticultores.
  • Ampelógrafo: é o botânico especializado em identificar e classificar as variedades de castas de uvas a partir das características dos vários órgãos da videira.
  • Tanoeiro: constrói e restaura barris de madeira, como os barris de carvalho, utilizados no amadurecimento do vinho.

Os mais conhecidos…

  • Enólogo: O enólogo é um dos profissionais mais valorizados desta cadeia produtiva. É responsável pela coordenação, supervisão e execução do processo produtivo e pelos aspectos relacionados com a qualidade do produto final: o vinho, em regra. O que muita gente não sabe é que o enólogo também é capacitado para a produção de espumantes, cervejas, conhaques, e algumas outras bebidas.
  • Sommelier: é o profissional responsável pela carta de vinhos em restaurantes finos ou adegas. O sommelier de vinhos é uma função bastante requisitada para trabalhar em restaurantes renomados. Seu trabalho consiste na escolha, compra, recebimento, guarda e prova das bebidas antes que cheguem às mesas dos clientes.

Muito embora o termo não se aplique exatamente ao conceito de profissional, como os anteriores, não poderíamos deixar de destacar também o enófilo:

  • Enófilo: nome que tem origem na junção de dois termos gregos “enos” – vinho, e “filos” – amigo. Sem a necessidade de nenhuma formação acadêmica que o relacione com o vinho, o enófilo é o apreciador do bom vinho, seu prazer está na degustação dos sabores trabalhados anteriormente pelo enólogo e pelo sommelier. Ou seja, os enófilos são amantes do vinho. Têm satisfação em ler artigos a respeito de vinhos, da sua produção e das uvas viníferas, bem como trocar informações com outros enófilos.

Os vinhos portugueses

Enófilos de todo o mundo conhecem a tradição dos vinhos portugueses. Portugal produz vinhos para todos os paladares: vinhos brancos ou tintos, secos ou doces, com maior ou menor acidez.

Se você deseja comprar vinhos portugueses de qualidade, sem sair de casa, acesse e conheça o portal virtual da Eno Gourmet Premium, uma empresa portuguesa que comercializa os melhores vinhos portugueses. Escolha os vinhos de sua preferência e receba-os no conforto de seu lar.

Continue navegando pelo blog da Eno Gourmet Premium e conheça muitas outras informações acerca dos vinhos portugueses.

O post As profissões que giram em torno do mundo dos vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas