Enoturismo: a importância dos vinhos para Lisboa

Há muitas razões que fazem de Portugal um destino turístico por excelência. Turistas do mundo todo visitam as terras portuguesas em busca de lazer, conhecimentos históricos, para participar de congressos, ou ainda para conhecer a rica gastronomia lusitana.

Um dos maiores propulsores do turismo português é a vitivinicultura. Também chamado de Enoturismo, a viagem motivada pela busca cultural envolvida nas tradições do cultivo das uvas, da produção dos vinhos, e suas tipologias, enquanto desfrutam do sabor e dos aromas dos vinhos de uma região.

Em Portugal, o enoturista tem a oportunidade de visitar lugares pitorescos, carregados de história e das tradições do povo, conhecer diferentes terroirs alojados em colinas, ou entre rios e montanhas, experimentar as diferentes uvas em uma quinta mais charmosa que a outra, presenciar os processos de elaboração das vinícolas, e, claro, degustar vinhos maravilhosos.

A força do turismo lisboeta

Ao som de deliciosos fados, o turista, em Lisboa, tem seus sentidos arrebatados pelos aromas que vêm de confeitarias e restaurantes seculares de telhados vermelhos e azulejos coloridos, ou pela brisa das colinas que margeiam o Tejo.

Lisboa representa bem a rica gastronomia portuguesa, contando com incontáveis restaurantes e tascas com grande vocação para servir receitas tradicionais, celebradas por turistas de todas as partes. Entre as quais, são imperdíveis a Alheira, o Carneiro à Monção, Arroz de Pato, e o Bacalhau à Brás.

Uma culinária deliciosa que pede um bom vinho que se harmonize com os sabores. Vinhos como os produzidos no Douro ou Alentejo, que tanto atraem enoturistas para Lisboa. Aliás, assim como a gastronomia das diversas regiões estão presentes nos restaurantes lisboetas, a cidade não é só a capital política do país, mas é como uma mostra permanente de seus.

Lisboa como cenário

Com a crescente disseminação dos vinhos portugueses pelo mundo, Lisboa recebe a cada ano um número maior de turistas interessados em degustar os mais tradicionais rótulos portugueses, tantos os produzidos por castas típicas de outras regiões, como as chamadas castas autóctones, ou seja, uvas viníferas tipicamente cultivadas nos terroirs portugueses. Entre os vinhos mais procurados pelos turistas estão o Vinho do Porto e os Vinhos Verdes. Há, porém, uma imensidão de rótulos que têm surpreendido muitos turistas em razão do sabor, dos aromas, e de qualidades extraordinárias em sua estrutura, como o Penedo Gordo Tinto ou o Douro Branco Grande Reserva.

E os portugueses têm correspondido às expectativas do turismo de vinhos através de sua vocação em receber bem cada viajante. O resultado tem sido um crescimento admirável nas atividades turísticas em todo o país, especialmente em Lisboa, motivados pela vinicultura.

Os vinhos portugueses

Os vinhos portugueses estão encantando enófilos de todas as partes do mundo. São vinhos equilibrados e elegantes, ideais para acompanhar o seu prato predileto em perfeita harmonia de aromas e sabores.

Então, para conhecer mais sobre os tipos de uva, sobre a harmonização de vinhos com determinada culinária, e para comprar os melhores vinhos do mundo, recomendamos que navegue pela loja virtual de vinhos da Eno Gourmet Premium.

Clique aqui para mais conteúdo pelo blog

O post Enoturismo: a importância dos vinhos para Lisboa apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas