Teor alcoólico menor entrega mais sabor ao vinho?

Uma equipe de neurocientistas desenvolveu um estudo com o objetivo de descobrir se o teor alcoólico em maior ou menor grau influencia no sabor do vinho. Para isso, selecionaram 21 participantes que provaram vinhos com maior teor alcoólico e outro com menos.

A pesquisa consistia no escaneamento digital dos cérebros dos participantes, enquanto provavam vinhos de diferentes rótulos de tintos, divididos em duas categorias: alto teor de álcool e baixo teor de álcool.

O resultado impressionou os pesquisadores. Quando os participantes degustaram os vinhos do grupo com baixo teor alcoólico, apresentaram uma atividade cerebral maior na região responsável pela percepção dos sabores. Ao provarem, no entanto, os vinhos com maior teor alcoólico, nenhuma atividade do cérebro foi relevante nesta mesma região.

Logo, o experimento resultou na conclusão de que vinhos com menos álcool produzem maiores efeitos nas regiões do cérebro responsáveis pelos atributos sensitivos. Em outras palavras, é correto afirmar que as pessoas têm maior percepção dos sabores dos vinhos quando estes têm baixo teor alcoólico.

O papel do álcool no sabor do vinho

O teor alcoólico de um vinho tem franca relação com a percepção de seus sabores. Ainda que a gradação do nível de álcool seja apenas um dos elementos que o definem. Naturalmente, é indispensável que o vinho seja saboroso, independentemente se tem maior ou menor teor alcoólico.

Na produção de um vinho, sua complexidade e seu equilíbrio se formam sob o seu teor alcoólico. Assim, vinhos mais encorpados são suavizados pelos açucares que, juntos, se contrastam com a acidez e com os taninos, encontrando o equilíbrio.

Assim, o sabor do álcool de um vinho é associado como sua doçura e é também responsável por sua estrutura na boca, preparando o palato para a rugosidade dos taninos, responsáveis pelo amargor da bebida. Na mesma medida em que corpo e secura são suavizados pela doçura das uvas e frescor da acidez do vinho.

Todos os sabores do vinho se convertem em sensações do paladar em novas experiências. Assim, o que ficou demonstrado pela pesquisa descrita acima é que o teor alcoólico em maior grau diminui a sensibilidade do palato, prejudicando a percepção da experiência completa da degustação buscada por produtores e enófilos.

Por isso, a principal forma de alcançar o equilíbrio perfeito entre os elementos que constituem a formação do sabor de um vinho é acertar a gradação do teor alcoólico.

De forma geral, os especialistas definem vinhos com teor alcoólico acima de 13% como quentes e aconchegantes. E, os rótulos que estão entre 10% e 12%, como leves e refrescantes, e com maior tendência para agradar um número maior de degustadores.

Compreenda os processos de fermentação alcoólica

Vinhos equilibrados e elegantes

Os vinhos portugueses vêm crescendo no gosto de consumidores de todo o mundo por causa de seus sabores marcantes e aromas complexos. Além de serem vinhos equilibrados e elegantes.

E, se você está em busca de um bom vinho para acompanhar seu prato predileto, ou mesmo para presentear alguém, acesse o portal virtual da Eno Gourmet Premium. A sua melhor opção para comprar vinhos online. Escolha o seu tipo predileto de vinho e receba-o no conforto de seu lar.

Clique aqui para continuar em nosso blog

O post Teor alcoólico menor entrega mais sabor ao vinho? apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas