A relação entre vinho e diabetes: pontos essenciais

Uma dúvida comum entre portadores de diabetes e seus familiares é se pessoas diabéticas podem tomar vinho. A dúvida é compreensível, uma vez que a maioria dos vinhos tem algum nível de açúcar.

A boa notícia

Um estudo desenvolvido por médicos em uma universidade israelense, patrocinado pela European Foundation for the Study of Diabetes (Fundação Europeia para o Estudo da Diabetes), concluiu que o consumo moderado de vinho tinto seco pode ser benéfico para a maioria dos diabéticos.

Os pesquisadores israelenses conduziram o estudo com 225 diabéticos divididos em três grupos. Por um período de dois anos, um grupo ingeriu 150ml de água mineral diariamente durante o jantar, o segundo grupo ingeriu diariamente 150ml de vinho branco seco, e o terceiro grupo ingeriu 150ml de vinho tinto seco, diariamente. Os resultados da pesquisa foram bastante animadores.

A conclusão divulgada pelos pesquisadores foi que o consumo diário de uma taça de vinho tinto seco foi capaz de abaixar a glicemia em jejum em 20 mg/dL e de reduzir o risco de doenças cardiometabólicas em diabéticos com um quadro controlado. Outro efeito entusiasmante foi a constatação de um aumento do HDL (High Density Lipoprotein), o colesterol bom, simultaneamente com a redução significativa do índice geral de colesterol. Outro benefício identificado foi a melhora na qualidade do sono.

Os cuidados que não podem ser negligenciados

A leitura desta notícia pode ter soado entusiasmante para aqueles que são apreciadores de vinho e que se têm privado deste prazer em função da diabetes. É necessário, contudo, ressaltar que jamais deve negligenciar os cuidados com a saúde.

Por isso, antes de incluir uma taça de vinho em sua dieta, consulte seu médico. Ele tem conhecimento específico de seu quadro clínico e pode recomendar ou não este hábito, bem como estabelecer um nível seguro para o consumo de vinho, se for o caso. Então, siga rigorosamente a orientação de seu médico. Não beba se estiver usando regularmente algum medicamento. Nunca beba de estomago vazio. E, se beber à noite, verifique sua glicemia antes de se deitar.

Ademais, vale lembrar que no consumo de vinho, deve-se levar em consideração que o teor de álcool não é bom para todos os diabéticos. O vinho deve ser evitado por diabéticos neuropáticos ou com hipoglicemias, pois, estes quadros podem ser agravados.

Eno Gourmet Premium

Se você tem interesse de saber mais sobre o mundo dos vinhos, acesse e explore os diversos temas abordados no blog da Eno Gourmet Premium. Sempre há informações relevantes para quem ama vinhos. Artigos que discorrem desde o cultivo das uvas, passando pelo processo de produção do vinho, até os bons costumes à mesa. Tudo para saber como desfrutar melhor do prazer de tomar um bom vinho.

A Eno Gourmet Premium é uma loja vinhos portugueses que desenvolve sua vocação de promover sua carta de vinhos e produtos da culinária portuguesa por meio de seu portal virtual. Você pode comprar o vinho que mais lhe agrada sem sair de casa, basta, apenas, acessar o portal virtual da Eno Gourmet Premium.

O post A relação entre vinho e diabetes: pontos essenciais apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas