Poda: entenda todas as características que influenciam no vinho

Nós sabemos que o universo dos vinhos é muito vasto e rico. Cada mínimo detalhe pode fazer toda a diferença na hora da obtenção de um vinho da mais alta qualidade.

Entre esses detalhes que podem influenciar diretamente no que é vendido em uma loja de vinhos, encontra-se a poda das videiras que precisa ser feita com total atenção, cuidado e planejamento de modo a se obter videiras de boa qualidade para a produção de vinhos. Entender mais sobre o assunto é determinante para inteirar-se ainda mais a respeito da produção dos vinhos.

Qual é a finalidade da poda?

Basicamente, todas as plantas podem ser podadas. Esse é um processo que pode ser feito para diversas finalidades, como definir um formato para o seu crescimento ou eliminar as partes que estejam danificadas ou doentes. No caso das videiras, a poda tem como seus principais objetivos os seguintes:

Tornar a produção mais uniforme e organizada

O processo de produção dos vinhos depende diretamente de como as videiras são tratadas, e é fundamental que elas estejam organizadas para que não haja problemas na hora da colheita. Essa organização é feita na hora da poda, já que alguns ramos podem ser retirados, caso necessário, para que tudo esteja em perfeitas condições na hora de colher os cachos.

Aumentar a qualidade das uvas

Caso se perceba que alguma das partes da videira está prejudicada, é importante retirá-la, já que isso não resultará em uvas de boa qualidade. Se ela for deixada lá, as uvas apenas retirarão os nutrientes da terra, o que pode ser considerado um desperdício, devido à sua baixa qualidade. Por isso, a poda também pode ser feita para aumentar a qualidade das uvas que são geradas nas videiras e, por consequência, garantir que elas sejam as melhores possíveis.

Formato de condução da videira

Existem várias formas que podem ser adotadas na hora do cultivo de uma videira, o que pode influenciar na quantidade de luz solar que ela recebe, na qualidade de suas raízes e em vários outros fatores. Como não poderia deixar de ser, a poda é o momento ideal para definir como as videiras serão conduzidas. Ao orientar seu crescimento e desenvolvimento, o resultado são uvas de muito mais qualidade, nascidas graças a um planejamento muito bem definido.

Qual é a melhor forma de podar uma videira?

Não existe uma única resposta para esse assunto. Tudo depende de uma série de fatores, desde a qualidade do solo até o formato do terreno, por exemplo. Por isso, cada vinícola deve adotar um planejamento diferente na hora da poda, o que garantirá que o vinho produzido seja o melhor possível e possa proporcionar uma experiência inigualável a quem consumí-lo.

A importância da safra para os vinhos é muito grande, mas de nada adianta planejar uma determinada safra se a poda não for feita adequadamente, e vice-versa. Ambos devem caminhar juntos para que os melhores resultados possíveis sejam extraídos.

A Eno Gourmet Premium é uma excelente loja de vinhos. Oferecemos dezenas de rótulos deliciosos, com opções de vinho tinto, branco, rosé e espumante, além de queijos, azeites e bacalhau, para que a degustação da bebida seja ainda mais inesquecível e saborosa.

O post Poda: entenda todas as características que influenciam no vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas