Vinho como estilo de vida: montando uma adega em casa

Ter uma adega em casa é um sonho para quem é apaixonado por vinhos. Um sonho bastante possível, diga-se de passagem. Possível no espaço que se dispõe e na proporção do que se estiver disposto a investir.

A adega

O primeiro passo é pensar no espaço destinado ao armazenamento dos vinhos. Claro que o melhor seria, para quem mora em uma casa, criar um ambiente em um porão. Neste contexto, o ideal é que as paredes sejam firmes, sem rachaduras, e revestidas com algum tipo de cerâmica para evitar o excesso de umidade e controlar a temperatura, sem refrigeração, para a melhor conservação dos rótulos.

Para o armazenamento das garrafas, pode-se fazer prateleiras de madeira em um formato que permita mantê-las na horizontal, a fim de que os vinhos possam continuar amadurecendo durante o tempo em que estiverem guardados e diminuindo a formação de sedimentos.

É possível, no entanto, que a adega seja preparada em um espaço menor. mesmo que seja em um apartamento. A regra continua sendo um ambiente com pouca umidade e baixa luminosidade. Então, é necessário escolher um canto da casa em que não haja incidência de luz solar. Pode ser um corredor, ou mesmo um canto sob uma escada, e não há necessidade de ser um ambiente fechado.

O ambiente pode ter um acabamento e prateleiras em madeira que deem ao espaço um toque de bom gosto.

Em casas ou apartamentos com pouco espaço, a solução pode ser a confecção de um móvel que seja projetado para a área destinada para o armazenamento dos vinhos. Aí, vale a criatividade. Pode ser uma espécie de armário com vãos que servirão para acomodar as garrafas. Podem ser nichos, prateleiras verticais, ou em zig-zag, ou em algum design bem elaborado que seja adequado ao espaço e que permita que os vinhos fiquem na horizontal. E há, também, as miniadegas eletronicamente climatizadas que cabem em espaços muito pequenos.

O espaço da adega deve também prever um compartimento para guardar os acessórios para a degustação dos vinhos, como abridor, dosador aerador, decanter, taças e termômetro.

Os vinhos

O ideal é que a adega mantenha pelo menos 15 vinhos tintos, 10 vinhos brancos, cinco rótulos entre champagnes e outros espumantes, e dois vinhos fortificados. O importante não é o preço dos vinhos, e sim que representem o seu gosto pessoal. Por outro lado, dentro desta proporção, a quantidade de vinhos armazenados pode variar de acordo com o espaço disponível na estrutura da adega.

Se você estiver montando sua adega e está em busca de bons vinhos, tenha certeza de que os vinhos portugueses representam o que há de melhor no mundo, pois são equilibrados, possuem sabores marcantes e aromas complexos.

Para comprar vinhos portugueses, acesse a Eno Gourmet Premium, uma loja virtual especializada em vinhos finos e produtos alimentícios tipicamente portugueses. A melhor parte é que você pode comprar o vinho de sua preferência sem precisar sair do conforto de sua casa.

O post Vinho como estilo de vida: montando uma adega em casa apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas