Compreendendo as posições da garrafa de vinho em seu armazenamento

Entre tantos dogmas que povoam o mundo da enocultura, guardar garrafas de vinho sempre na horizontal é um dos mais difundidos. A motivação alegada por produtores e enólogos do mundo inteiro é bem simples e razoável: nesta posição, a rolha mantém-se umedecida pelo contato com o vinho, impedindo seu ressecamento e desgaste. Assim, a rolha mantém sua integridade e sua principal função, preservar o vinho da entrada de oxigênio além do mínimo necessário, o que garante seu envelhecimento adequado.

E o que diz a ciência?

Esta regra, porém, tem sido questionada e até se tornou objeto de estudos mais profundados para averiguar a precisão com que o vinho sofre ou não influência da posição em que a garrafa é armazenada.

Um estudo recente desenvolvido pela Facultè d’Oenologie du Bordeaux apresentou resultados que derrubaram as mais veementes pretensões deste conceito. Ou seja, segundo o estudo, a posição da garrafa não tem afeta asa características ou a qualidade do vinho durante sua guarda.

Os pesquisadores franceses levaram em conta a quantidade de oxigênio que entra na garrafa durante o tempo em que o vinho fica guardado, na horizontal e na vertical. O estudo avaliou também a relação do ingresso de oxigênio em garrafas vedadas com diferentes tipos de rolhas: naturais, sintéticas e de rosca.

Em suas medições, os franceses verificaram impactos na composição, na cor e no sabor dos vinhos testados. Os resultados do estudo demonstraram que, independentemente do tipo de vedação utilizada, o ingresso de oxigênio nas garrafas foi mínimo e, independentemente da posição em que foram armazenadas, os efeitos causados em seus conteúdos não obtiveram relevância. Assim, a conclusão dos pesquisadores foi de que a posição da garrafa durante o armazenamento teve pouco efeito na composição dos vinhos examinados.

Na horizontal, na vertical ou na diagonal

Então, não há nenhum prejuízo ao vinho armazená-lo na vertical assim como também não há na horizontal. Pelo menos, em relação ao risco de oxidação pelo ingresso de excesso de oxigênio na garrafa. Ainda mais, hoje, com a existência de rolhas de boa qualidade que têm capacidade de vedação adequada para a conservação do vinho, seja com a garrafa em pé ou deitada.

Além de desmistificar a questão, esta conclusão facilita a vida de lojas e restaurantes que podem expor seus rótulos aos consumidores sem maiores receios.

Por outro lado, há quem defenda que a melhor orientação para o armazenamento do vinho engarrafado é a diagonal, de forma que o gargalo da garrafa esteja levemente mais alto que o fundo da garrafa.

Aí, porém, a questão não é motivada pelo risco de oxidação. O objetivo principal é evitar que o vinho seja afetado por variações de temperatura, uma vez que, na diagonal, a rolha fica em contato, ao mesmo tempo, com o vinho e com o ar presente no interior da garrafa. Esta posição evita que o vinho seja empurrado contra a rolha em dias mais quentes, provocando pequenos vazamentos; ou maior entrada de oxigênio quando há uma diminuição brusca na temperatura.

Eno Gourmet Premium

Se você estiver pensando em montar uma adega em sua casa, pode escolher a melhor posição para armazenar seus vinhos. Então, basta apenas completá-la com bons rótulos. Certamente, os vinhos portugueses representam o que há de melhor no mundo: são equilibrados, possuem sabores marcantes e aromas complexos.

Para comprar os melhores vinhos portugueses, recomendamos a Eno Gourmet Premium, uma loja virtual especializada em vinhos finos e em produtos alimentícios tipicamente portugueses. A melhor parte é que você pode adquirir o vinho de sua preferência sem sair do conforto de sua casa.

O post Compreendendo as posições da garrafa de vinho em seu armazenamento apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas