Os fatores determinantes na comercialização de um vinho

Se você já foi até um supermercado na sessão de bebidas ou em uma adega, certamente reparou nos preços diferentes que os vinhos têm. Há uma enorme variação de preços que vão desde, aproximadamente, R$ 20,00 até preços que ultrapassam os R$ 100,00.

Ao se deparar com essa variação de preço, provavelmente, você se perguntou o porquê dessa diferença tão expressiva entre as garrafas, afinal, não é tudo vinho? As variações realmente são grandes, mas podemos dizer com clareza que não se trata de “é tudo vinho”. Esses valores têm excelentes justificativas e você perceberá que vale a pena pagar cada centavo.

Motivos mais marcantes na influência dos valores dos vinhos

 Existem muitos fatores que levam os vinhos a se tornarem bebidas caras e mesmo assim apreciadas por excelentes amantes da bebida. Vamos mostrar alguns dos motivos que levam a esses valores.

Melhores uvas

 De uma forma simples e direta vamos explicar esse ponto: melhores uvas iguais a vinhos mais caros. Esses valores são justos, pois a seleção das uvas é algo que precisa ser feito com cuidado e de forma artesanal, o que custa mais caro e precisa ser repassado em cada garrafa.

Rendimento de cada cacho da vinha

 As melhores uvas estão nos cachos menores, pois a vinha que rende pouco tem seu sabor mais concentrado. Esse rendimento é feito a partir de alguns fatores, como a idade da vinha. As plantas que são mais antigas produzem uma quantidade de cachos menor, ou seja, melhor produção de vinho.

Certamente, você já se deparou com algum rótulo que trazia a seguinte informação: vinhas velhas. Esse vinho, com certeza, foi feito com as melhores uvas que estavam disponíveis e por isso o valor é mais alto.  Quando o rendimento é menor, o produtor precisa compensar o valor na garrafa, já que extraiu menos vinho por metro quadrado.

Forma de produção

São muitas as profissões que giram em torno do mundo dos vinhos, e os que atuam em sua produção estão entre os mais importantes. A forma como o vinho foi produzido também é um fator importante no momento de atribuir o valor final à garrafa. Aqueles que foram produzidos mais rápido e com menos custo automaticamente irão ter um valor menor, pois esses vinhos são colocados em tanques grandes de fermentação. Os vinhos de valores maiores são produzidos com mais lentidão por meio de um acompanhamento feito por um enólogo. A bebida fica por um tempo maior na vinícola, ocupa um lugar especial, envelhece os barris ou ficam durante muito tempo nas garrafas. Tudo isso é somado ao valor final do produto.

Interferências naturais

 Assim como muitos outros produtos, os vinhos também sofrem quando ocorrem desastres naturais. Pragas, incêndios, fatores climáticos e outros que interferem de forma direta no valor final do produto. Quando acontecem interferências como essas, os vinhos que mais sofrem ajustes são os mais caros, isso porque a quantidade de vinhas para produzi-los já é pouca, e quando sofrem desastres, diminuem ainda mais.

Compre os melhores vinhos!

 Depois de aprender tudo isso sobre os vinhos, ficou muito mais fácil de escolher aquele que melhor atende suas preferências, já que você estará consumindo algo que conhece e sabe como foi produzido. Para comprar na melhor loja de vinhos, entre no site da Eno Gourmet Premium e aprecie toda a carta de vinhos disponível para você. Temos certeza que você vai amar as opções disponíveis!

O post Os fatores determinantes na comercialização de um vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas