Vinho do dia seguinte: o que é importante entender?

O vinho é resultante de várias reações químicas, e como as reações não param, ele está sempre em mutação. Neste sentido, quando uma garrafa é aberta e o vinho entra em contato com o oxigênio, os efeitos destas reações são amplificados, fazendo com que o vinho sofra um declínio inevitável. 

Em outras palavras, quanto mais tempo o vinho for exposto ao oxigênio, mais rapidamente ele perderá suas qualidades, passando a se tornar um vinagre impróprio para o consumo. Mas alguns métodos podem ser empregados para prolongar a vida do vinho após aberto. O princípio básico nestes métodos é minimizar o contato do vinho com o oxigênio. Ao observar certos procedimentos, uma garrafa de vinho tinto pode ser armazenada por até uma semana. 

Depois de aberto… 

Para os amantes do vinho, é impensável desperdiçar o precioso néctar. Logo, é muito bem-vindo qualquer recurso que proporcione uma nova chance para finalizar o saldo de uma garrafa inacabada de um bom vinho. 

Inicialmente, é importante lembrar que diferentes categorias de vinhos reagem em diferentes tempos ao contato com oxigênio. 

A primeira reação que os espumantes sofrem é a perda do perlage. As bolhas de gás são dissipadas facilmente após a garrafa ser aberta. Embora o espumante não se torne impróprio para o consumo de um dia para o outro, a perda do gás e de seus aromas é inevitável. 

Vinhos brancos, rosés, e os tintos de estrutura mais leve, depois de abertos, podem ser conservados em baixas temperaturas, permitindo que sejam consumidos no dia seguinte da abertura da garrafa. Certamente, com uma redução na intensidade dos aromas, mas ainda será bom de se consumir. 

Os vinhos tintos médios, por sua vez, possuem mais estrutura que os vinhos de consumo mais fácil, como os citados anteriormente. Por isso, após abertos perdem suas características com maior rapidez, sendo imprescindível o seu armazenamento da forma correta. Os tintos de médio corpo e os mais encorpados, amadeirados, e com taninos pronunciados, de maior teor alcoólico, podem suportar cerca de dois dias, se conservados em baixas temperaturas. Já os vinhos fortificados podem ser mantidos por até 15 dias. 

Algumas dicas para conservar o vinho depois de aberto 

  1. Independentemente do tipo do vinho, o armazenamento deve ser em baixas temperaturas e pouca luminosidade. Então, a porta da geladeira não é o melhor lugar para guardar a garrafa aberta, pois em razão da luminosidade e dos movimentos de abrir e fechar, a oxidação da bebida é acelerada. 
  1. Faça a higienização da parte externada garrafa com um pano limpo umedecido com álcool antes de guardá-la na geladeira. 
  1. Não utilize a mesma rolha para vedar a garrafa novamente, pois a cortiça pode estar contaminada após ter tido contato com a mesa. 
  1. Procure utilizar bombas a vácuo para retirar o ar de dentro da garrafa, reduzindo o contato do vinho com o oxigênio. 

Eno Gourmet Premium 

Para saber mais sobre o mundo dos vinhos, navegue pelo blog da Eno Gourmet Premium. Há muitas dicas valiosas sobre bons vinhos e boa gastronomia. 

Aproveite para conhecer os mais celebrados rótulos portugueses na loja de vinhos da Eno Gourmet Premium. Uma carta contém vinhos para todos os paladares: vinhos brancos ou tintos, secos ou doces, com maior ou menor acidez. E você pode realizar a compra online e recebê-los em sua casa. 

O post Vinho do dia seguinte: o que é importante entender? apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas