Entendendo a relação entre vinhos e estômagos sensíveis

A acidez é uma das características que protagonizam um vinho de qualidade, atribuindo-lhe frescor e contraste. Há vinhos com maior ou menor acidez, mas o improvável é encontrar um vinho sem acidez.

Por outro lado, a acidez pode representar um problema para quem tem o estômago fragilizado por uma gastrite. Diante de uma situação como esta, é importante seguir as orientações de um médico e, se a condição permitir, escolher vinhos que tenham características menos agressivas ao estômago.

A importância da acidez em um vinho

Certamente, alguns vinhos têm maior acidez, e isso pode ser traduzida pela agradável sensação de frescor e pelo estímulo irresistível para a produção de saliva. Estas características resultam dos ácidos presentes no vinho.

É a acidez que dá forma ao vinho, contornando o sabor das uvas, contrastando com os taninos, e lhe atribuindo o frescor. Parte da estrutura do vinho, é a acidez que define o seu carácter, além de ser elemento fundamental para a longevidade da bebida.

Tudo isso exige que a acidez seja adequada, proporcionando o equilíbrio, de forma a dar personalidade e dinâmica ao vinho. Assim, um vinho muito ácido agride o palato, trazendo uma sensação desagradável. Já um vinho com pouca acidez tende a se tornar uma bebida sem personalidade e denso, fazendo com que a estrutura do vinho deixe na boca uma sensação amarrada.

A acidez de alguns vinhos

Vinhos de boa qualidade trazem no rótulo indicações sobre o nível da acidez, e um bom vinho pode ter menos acidez e ser equilibrado em relação aos taninos, marcando sua presença na estrutura do vinho, ainda que em menor medida.

A acidez de um vinho é resultante da soma de dois fatores: o tipo da uva e o clima em que foram cultivadas. De forma geral, regiões mais quentes produzem vinhos de menor acidez, enquanto regiões mais frias, costumam produzir vinhos mais ácidos.

Há muitas uvas tintas com alto nível de acidez, como as castas Cabernet Franc, Pinot Noir, e a Tempranillo. Já entre as uvas brancas de alta acidez, merecem destaque as uvas Alvarinho, Riesling, e Sauvignon Blanc.

Porém, para quem busca vinhos equilibrados e de baixa acidez, que tenha um efeito menos agressivo para estômagos sensíveis, pode escolher entre os tintos produzidos a partir das uvas Malbec, Merlot e Syrah. E os vinhos brancos produzidos com uvas como as Gewürztraminer, as Pinot Gris e as Grenache Blanc.

Eno Gourmet Premium

Para saber mais sobre cada tipo de vinho e as especificidades de cada categoria, explore as matérias do blog da Eno Gourmet Premium, um site especializado em vinicultura portuguesa.

Se você estiver interessado em comprar Vinho do Porto, ou outros celebrados rótulos portugueses, recomendamos que conheça a loja de vinhos da Eno Gourmet Premium. Sua carta contém vinhos para todos os paladares: vinhos brancos ou tintos, secos ou doces, com maior ou menor acidez. E você tem a opção de realizar a compra online e recebê-los no conforto de sua casa, basta acessar o portal virtual da Eno Gourmet Premium.

 

O post Entendendo a relação entre vinhos e estômagos sensíveis apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas