Introdução aos estilos de Vinho do Porto

Pode se dizer que o Vinho do Porto é o mais conhecido dos vinhos produzidos em Portugal. Uma categoria de vinhos à parte, atribuída exclusivamente aos vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro.

É um vinho fortificado que apresenta características únicas. Bem equilibrado, apesar de um elevado teor alcoólico, entre 19% e 22%. Suas cores são vibrantes, sua doçura notável, e possui um volume de boca marcante, com final de boca prolongado.

De modo geral, o Vinho do Porto é produzido a partir do processo tradicional de fermentação do suco da uva, no qual o açúcar da uva é transformado em álcool. Contudo, no caso dos vinhos fortificados, a fermentação é interrompida para que seja adicionado uma aguardente vínica, que resulta em um vinho mais doce e com maior teor alcoólico, as características que o distinguem de outras categorias de vinhos.

Apesar do mesmo processo de produção, há vários tipos de Vinho do Porto, distintos em algumas características relativas ao seu armazenamento e envelhecimento.

O Vinho do Porto Ruby

O Porto Ruby tem uma coloração rubro intenso e límpido, com um sabor doce e frutado. Os vinhos desta categoria podem envelhecer diretamente em suas garrafas, de forma que o Porto Ruby pode ser denominado conforme o nível de qualidade: Ruby Reserva e Late Bottled Vintag.

O Ruby Reserva e Vintage, em geral são mais jovens e envelhecem na própria garrafa. A denominação Late Bottled Vintag se distingue dos outros rótulos irmãos por ser engarrafado somente depois de um período de envelhecimento em tonéis por um período de quatro a seis anos, adquirindo maior complexidade.

Os vinhos do Porto Ruby são perfeitamente harmônicos com queijos duros, como o Pecorino e o Parmigiano Reggiano, e carnes vermelhas assadas ou grelhadas.

O Porto Tawny

O Vinho do Porto do tipo Tawny passa por um processo de maturação, que pode variar entre 10 e 40 anos, em tonéis de madeira. O resultado é um vinho equilibrado e elegante, de uma coloração mais suave e bastante homogênea, com aroma levemente frutado e notas de madeira.

O Vinho Porto Tawny está pronto para consumo logo após o engarrafamento, pois seu amadurecimento bastante consistente ocorreu durante os anos de oxidação lenta e controlada nos tonéis. O resultado é um vinho de grande complexidade e maior teor alcoólico, o que lhe confere uma identidade bem distinta.

Dentro da categoria do Porto Tawny, as denominações mais importantes são o Porto Tawny Vintage e Porto Tawny Colheita.

O Porto Tawny Vintage é um vinho considerado de qualidade excepcional, envelhecido por cerca de três anos em tonéis de madeira, desenvolvendo um aroma intenso e complexo, marcado por tons frutados e florais. Tem uma presença destacada de taninos e um excelente fim de boca.

A determinação do Porto Tawny Colheita é o ano de sua safra, que vem indicada no rótulo. Seu envelhecimento em tonéis leva no mínimo sete anos. Um vinho de coloração mais suave e com aroma de frutos secos e de especiarias. Possui uma estrutura suave e, ao mesmo tempo, complexa, perfeito para acompanhar queijos fortes como Roquefort e Gorgonzola, além de aves assadas.

Eno Gourmet Premium

Os vinhos portugueses são os melhores do mundo, sendo internacionalmente reconhecidos e cada vez mais apreciados pelos paladares mais requintados e exigentes. Entre os melhores vinhos portugueses, estão os vinhos do Porto.

Para comprar vinhos online, como o Porto Ruby e Porto Tawny podem ser adquiridos diretamente na loja de vinhos da Eno Gourmet Premium, que conta com uma carta de vinhos com os melhores rótulos das premiadas regiões produtoras de Portugal. Escolha os vinhos que mais agradam ao seu paladar e os receba em sua casa.

O post Introdução aos estilos de Vinho do Porto apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas