Conheça o processo de envelhecimento dos vinhos

Se você é um conhecedor do mundo dos vinhos, ainda que não seja um profundo especialista no assunto, sabe que existem várias etapas que interferem diretamente na qualidade da bebida.

Entre elas, uma que se destaca bastante é o envelhecimento da bebida, que pode fazer verdadeiras maravilhas por seu aroma, sabor e até mesmo pela coloração do vinho.11

Entenda melhor como funciona esse processo e saiba o motivo que faz com que a grande maioria dos vinhos tenha que ser envelhecida para apresentar as suas características com excelência.

O que é amadurecimento e envelhecimento dos vinhos?

Basicamente, são os processos pelos quais a bebida passa para que ela atinja o equilíbrio entre seus sabores, aromas e colorações. Assim, o resultado final será o mais agradável possível.

Na verdade, é importante destacar que existem dois processos um pouco parecidos, mas que apresentam certas diferenças entre si, que são o amadurecimento e o envelhecimento.

Amadurecimento

Consiste da fase que se encontra entre o término da fermentação, quando ele costuma estar nos barris, até o momento em que é engarrafado.

Por sua vez, o envelhecimento se encontra no período de tempo entre o engarrafamento e a abertura do rótulo, ou seja, acontece já dentro da garrafa.

Ambos são muito importantes para que o vinho tenha as suas propriedades no momento em que é consumido, mas cada um age de maneira diferente.

Vinhos que são amadurecidos apresentam um paladar mais macio e menos adstringente, o que tira aquela sensação de que a boca está amarrada.

Os aromas primários, que dependem das uvas que foram escolhidas, se tornam mais presentes, ao passo que os secundários, obtidos no momento da fermentação, ficam mais suaves, como se estivessem em um segundo plano.

Na maioria das vezes, os vinhos amadurecem em barris de carvalho cujas propriedades são muito admiradas para esse fim, embora o processo também possa acontecer em tanques de concreto, aço inox, barris de outros tipos de madeira ou em recipientes de barro.

É fundamental que a bebida esteja em um ambiente controlado em relação à temperatura, que deve estar entre 12 e 18 graus, e à luminosidade deve ser a mínima possível.

Envelhecimento

Por sua vez, o envelhecimento acontece quando a bebida já está na garrafa. Um item que faz toda a diferença nesse processo é a rolha, permitindo que a bebida seja micro-oxigenada, ou seja, esteja levemente em contato com o oxigênio, permitido pelos pequenos furos que ela tem.

É por isso que vários vinhos são consumidos depois de muitos anos na garrafa, ao invés de ficarem amadurecendo em barris por longos anos.

Amadurecimento e envelhecimento: grandes parceiros dos vinhos

Parte da complexidade dos vinhos se deve a esses processos, determinantes para que a bebida seja tão esplendorosa quanto se espera na hora da degustação.

A Eno Gourmet Premium é uma loja que reúne vinhos da mais alta qualidade, ideais para superar todas as suas expectativas e agradar o paladar com excelência.

Se você deseja comprar vinho online, escolha nossos melhores rótulos e deguste o que há de melhor. Para aprender mais sobre o assunto, acesse o blog da Eno Gourmet Premium.

O post Conheça o processo de envelhecimento dos vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas