Conhecendo a trajetória de um sommelier

Se você é um amante do mundo dos vinhos ou é alguém que conhece ao menos um pouco sobre o assunto, certamente já ouviu falar sobre o sommelier. A palavra pode ser um pouco complicada, mas seu significado é mais prático.

Entre tantos termos presentes nesse mundo tão complexo, o sommelier é responsável por bebidas alcoólicas em restaurantes e demais estabelecimentos, ou seja, precisa saber de tudo sobre elas. Porém, a trajetória desses profissionais não é nada fácil.

Confira as etapas que eles precisam percorrer até que atinjam essa posição tão querida, respeitada e admirada no mundo dos vinhos!

O que é preciso para se tornar um sommelier?

O primeiro requisito para esse profissional é ser apaixonado por vinhos. Afinal de contas, eles farão parte do seu dia a dia, e o amor precisa ser nítido para desempenhar um bom trabalho.

Além das características de um enófilo, também é importante o empenho para se transformar em um enólogo, ou seja, participar do processo de produção dos vinhos, seja no plantio das uvas, em sua colheita ou na fermentação.

Isso fará com que ele desenvolva uma noção muito melhor e mais completa sobre a produção de um vinho, o que também fará parte do desempenho de seu trabalho, já que os clientes podem querer orientações a esse respeito.

Noções de gastronomia também são solicitadas, já que o sommelier terá que recomendar os vinhos que melhor harmonizam com cada prato, de acordo com as solicitações de seus clientes. Para isso, ele deve entender sobre a combinação e a potencialização dos sabores.

É recomendável que o profissional tenha boas habilidades de comunicação, oratória e noções de etiqueta. Assim, seu tratamento com os clientes será o melhor possível, o que agregará ainda mais na experiência de degustar um vinho de boa qualidade.

Como ser um sommelier?

Para ser considerado um verdadeiro sommelier, é necessário trabalhar nessa função. Diferente do que muitas pessoas pensam, não é apenas nos restaurantes que eles atuam, mas também em cassinos, hotéis e lojas de bebidas, por exemplo.

Mostrar um bom trabalho pode fazer com que os responsáveis pelo estabelecimento queiram contratá-lo para atender aos clientes, mas nem sempre essa demonstração é necessária para convencê-los.

Por isso, o caminho mais recomendado é fazer um curso de sommelier, bem como estudar sobre o assunto em bons livros. Assim, eles conseguirão obter toda a capacitação técnica necessária.

A atuação nos processos de produção dos vinhos também ajuda a passar uma imagem mais profissional e especializada para os responsáveis pelos estabelecimentos, o que lhes mostra que o trabalho prestado será ainda melhor.

Como evoluir na profissão?

A partir do momento em que se é um sommelier, é possível crescer na profissão, como atender em restaurantes e estabelecimentos cada vez mais requintados.

Para isso, o tempo de experiência e os certificados de cursos reconhecidos nacional e internacionalmente são essenciais, já que mostram que o profissional se dispôs a aprender tudo o que pode para prestar um serviço de maior qualidade.

O início dessa trajetória pode acabar ocorrendo logo após tomar boas garrafas de vinho, que, para muitos, estão entre as melhores coisas da vida. A Eno Gourmet Premium é uma empresa portuguesa que possui um site que reúne rótulos de ótima qualidade, perfeitos para desenvolver suas habilidades – e para ter uma experiência prazerosa, é claro.

Acesse a nossa loja de vinhos e confira todos os rótulos selecionados a dedo para superar suas expectativas. Para aprender mais sobre o mundo dos vinhos, acesse o blog da Eno Gourmet Premium e leia nossas postagens preparadas com todo cuidado e atenção a você!

O post Conhecendo a trajetória de um sommelier apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas