Desmistificando o universo dos vinhos

Se você é fã de vinhos, certamente, sabe que uns dos mais conhecidos em todo o mundo são os vinhos portugueses, pois Portugal é um país rico em vinícolas.

Portugal é considerado um dos maiores produtores de vinhos porque possui regiões com uma grande variedade de uvas, mais de 250 tipos.

O vinho português é conhecido por ser adocicado e forte. Mas, mesmo sendo uma verdadeira tradição, esses vinhos vêm passando por mudanças conforme o passar dos anos.

Essa mudança (positiva) se dá por conta dos novos produtores individuais de vinhos que possuem propriedades com suas próprias uvas para a produção da bebida.

Conheça um pouco da história desses vinhos

Como citamos, Portugal se estabeleceu como um dos países que mais produzem vinhos no mundo. Mesmo não sendo o primeiro da lista, ele foi o primeiro a exportar uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo: Mateus Rosé.

No ano de 1756, a área do Douro foi considerada a maior pioneira de produção da bebida, tanto que até hoje é conhecida por suas vinícolas. No ano de 1908, quem ficou conhecida também pela produção de vinhos foi a região do Vinho Verde.

Por mais que existam alguns tipos de vinícolas no país, Portugal é extremamente tradicional quando o assunto é a produção da bebida.

Conheça as regiões vinícolas dos vinhos portugueses

Existem algumas regiões que fazem a produção dos vinhos portugueses. Veja algumas delas:

Região do Douro

A região do Douro, geralmente, é a mais conhecida, pois é onde produz o vinho do Porto, um vinhos mais conhecidos e admirados entre todos os vinhos portugueses.

A região do Douro produz um vinho que pode ser considerado vintage, pois são utilizadas uvas de uma única safra e, além disso, são envelhecidos por três anos em madeira.

Região da Madeira

Madeira é uma ilha muito conhecida por contar com um dos melhores envelhecimentos de vinhos de Portugal. É uma das regiões que garantem qualidade na bebida mesmo após décadas da bebida já pronta.

Região do Dão

O vinho dessa região é mais seco e tem uma persistência mais doce. É uma região que possui quase 20 mil hectares de vinhedos plantados.

Como é um local mais frio, as uvas tendem a serem menos maduras e, por isso, os taninos encontrados nelas são mais fortes.

Alguns mitos sobre o vinho português:

 

“É preciso servir vários tipos de vinho em uma única refeição”.

Um grande mito que muitas pessoas acreditam. Na verdade, não é preciso servir vários tipos de vinho durante uma única refeição. Se escolher o ideal, ele pode acompanhar desde a entrada até a sobremesa.

“É possível harmonizar queijos apenas com vinho tinto”.

 Mais um mito que muitas pessoas acreditam. Na verdade, os vinhos mais leves harmonizam-se super bem com queijos mais leves e os vinhos mais fortes com os queijos mais fortes.

“Espumante só é gostoso quando jovem”.

De forma alguma! Existem muitos espumantes que são deliciosos mesmo envelhecidos por décadas. Porém, é importante que eles sejam mantidos guardados em locais adequados.

Para saber mais sobre a história do vinho português e descobrir várias dicas, continue aqui no blog. Agora, para comprar vinho online, entre no site da Eno Gourmet Premium e confira todas as opções disponíveis a você!

O post Desmistificando o universo dos vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas