Detalhando os pontos principais sobre o carvalho na produção do vinho

O vinho é uma bebida muito rica em detalhes. Seu processo produtivo é repleto de minúcias que vão desde o plantio das uvas até o engarrafamento da bebida quando ela está pronta.

Um dos detalhes mais importantes nesse processo é o envelhecimento em barris, que oferece características únicas ao vinho. O carvalho é a madeira mais utilizada para essa finalidade, com potencial de melhorar ainda mais a sua qualidade.

Veja como o carvalho pode influenciar no sabor e no aroma do vinho e o que o torna tão importante para os enólogos.

O que o carvalho faz com os vinhos?

Você sabe como o carvalho modifica os aromas e os sabores dos vinhos? Pois é, essas são duas das características que fazem com que ele seja tão especial.

Os taninos ficam mais macios e as borras aparecem precocemente. Além disso, parte do vinho evapora, o que o deixa mais concentrado. Porém, a ação do carvalho vai muito mais além. Enquanto o vinho fermenta em um barril que não foi torrado, ele extrai a antocianina das uvas, que deixam a sua coloração mais pigmentada. Além disso, a antocianina é muito benéfica para o funcionamento do nosso corpo.

Alguns vinhos menos fortes também adquirem essa característica quando são colocados em barris de carvalho não-tostados. Isso acontece graças ao poder antioxidante trazido pelos barris, que por sua vez é conferido pela liberação de ácido gálico na bebida.

Com isso, as espécies de uvas que são naturalmente mais suaves podem passar a ter mais textura e estrutura quando passadas por um barril de carvalho. Muito além de um item decorativo ou de um simples recipiente, os barris de carvalho são fundamentais para a produção de um vinho, como se fossem verdadeiras ferramentas para os produtores dessa bebida tão deliciosa.

Todos os vinhos precisam passar por barris de carvalho jovens?

Não. Ainda que eles sejam capazes de conferir características especiais à bebida, nem todas elas devem ser colocadas em barris novos de carvalho, que são aqueles em que suas propriedades são mais concentradas. Isso pode acontecer em uma série de casos, como quando o vinho precisa ser amadurecido por mais tempo, o que pede uma oxidação mais lenta. Nesses casos, barris velhos, que já não apresentam mais um sabor e um aroma tão intensos, se mostram como as melhores opções.

Bons enólogos sabem que alguns vinhos precisam de um envelhecimento em barris de carvalho jovens apenas pelo sabor e pelo aroma, mas caso a bebida já esteja com as características esperadas, não é de se espantar que outras alternativas sejam procuradas.

Compre vinhos da mais alta qualidade!

Depois de saber como o carvalho tem um poder muito grande sobre a experiência obtida com a bebida, você poderá escolher seus rótulos de uma maneira ainda mais criteriosa.

A Eno Gourmet Premium é uma loja de vinhos com as melhores opções que podem ser encontradas no mercado. Nós trazemos a você os melhores rótulos do mundo, capazes de atender até as expectativas dos amantes mais especializados em vinho.

Se você deseja conhecer mais sobre esse mundo tão interessante, acesse o blog da Eno Gourmet Premium e confira os conteúdos que preparamos semanalmente a você!

O post Detalhando os pontos principais sobre o carvalho na produção do vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas