Erros comuns que nenhum admirador de vinhos pode cometer

A máxima “errar é humano” não costuma ser bem recebida quando o assunto é vinho. Não que o tema seja eivado de uma precisão intolerante, mas porque a paixão que acompanha o caminhar de quem descobre o mundo dos vinhos proporciona oportunidades e a satisfação de uma aprendizagem constante e consistente. E, nesta trajetória de aprendizado, alguns erros devem ser evitados.

Saiba os erros comuns

 

Beber sempre o mesmo vinho

Algumas pessoas, ao experimentar um vinho que agradou ao seu paladar, optam por não experimentar outros vinhos pelo medo de errar na escolha.

Este comportamento, apesar de ser bastante comum, é um erro, pois, certamente, vai privar o iniciante da oportunidade de conhecer vinhos maravilhosos. Por isso, o ideal é absolutamente o inverso. Sempre que tiver oportunidade, deguste vinhos de outras vinícolas, de diferentes regiões, de diversas uvas, varietais e de corte, finos e coloniais de boa procedência. Experimente!

Servir o vinho em temperatura inadequada

Errar na temperatura do vinho também é muito comum. A maioria das pessoas não têm a noção clara de que há temperaturas diferentes para diferentes vinhos, assumindo, por vezes, a ideia que “é melhor gelado”.

O problema é que a maioria dos vinhos em temperaturas inferiores a 10°C têm seus aromas prejudicados e os taninos ressaltados, deixando uma sensação adstringente no paladar. Por outro lado, se forem servidos acima de 20°C, o destaque será somente para o seu teor alcoólico.

Para a maioria dos vinhos, o ideal é servi-los a uma temperatura de 15° ou 16°C, e alguns mais específicos entre 8°C e 10°C. Para não errar, é bom observar a recomendação feita pelo produtor no rótulo do vinho.

Comprar vinhos pelo preço

Pode ser uma boa surpresa descobrir em uma degustação que o vinho que mais lhe agradou não era a garrafa mais cara que foi servida. Isso quer dizer que o gosto pessoal, a satisfação de degustar um vinho agradável, está mais relacionado com o paladar do que com o preço da garrafa.

Assim, é preciso escolher o vinho baseando-se na experiência com aquele que mais agrada ao paladar. Principalmente, porque ao escolher somente os rótulos mais caros, você poderá perder a oportunidade de conhecer vinhos de boa qualidade e bom preço.

Boa influência

Muitas vezes, o iniciante no mundo dos vinhos pode se frustrar por ter escolhido rótulos que não agradaram ao seu paladar, ou não eram a melhor opção para acompanhar um jantar, ou servir em um evento. Contudo, os erros mencionados, e outros tantos, podem ser evitados através do aprendizado resultante da participação de degustações, cercar-se de pessoas com boa vivência com vinhos e gastronomia, e aproveitar as orientações e dicas de uma boa loja de vinhos como a Eno Gourmet Premium.

O portal Eno Gourmet Premium é uma loja especializada em vinhos produzidos por premiados vinicultores das melhores regiões portuguesas, onde você pode comprar vinhos online e recebê-los no conforto de seu lar. Além de contar com um blog repleto de conteúdos com informações relevantes e dicas preciosas para consolidar a cultura de vida que envolve a paixão pelo vinho.

O post Erros comuns que nenhum admirador de vinhos pode cometer apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas