Guia prático para harmonização de vinhos e queijos

Grande parte dos brasileiros gosta de consumir vinhos de vários tipos e com diversos alimentos diferentes, entre eles estão os queijos que são ótimos para acompanhar a bebida.

Fazer a harmonização de vinho com determinados alimentos não é uma coisa tão simples como parece ser, pois é preciso ter cuidado para que o sabor de um não se sobreponha ao sabor do outro.

Harmonizar vinhos com queijos, certamente, é uma das harmonizações mais feitas, pois são dois elementos que combinam muito entre si, mas é preciso ter cuidado.

Por existir muitos tipos de queijo e também muitos tipos de vinho, é comum ter dificuldades para escolher quais são os ideais para serem degustados juntos, por isso, hoje vamos dar dicas sobre isso!

Tipos de queijo que combinam com vinho português

 Queijo de Castelo Branco

Também conhecido como queijo branco velho, ele é produzido com leite de ovelha e é possível encontrá-lo tanto na versão semi-dura, como também na semi-mole.

É um queijo muito pedido com vinho branco de Beira Interior ou até mesmo com o tradicional vinho tinto do Dão ou vinho tinto do Douro.

Seus sabores se entrelaçam e transmitem uma sensação deliciosa, pois o sabor do vinho e do queijo podem ser sentidos de forma extremamente harmônica.

Queijo de Azeitão

Outro queijo que também é produzido com leite de ovelha. Ele é conhecido por ter uma casca fina e macia que permite um degustar incrivelmente maravilhoso.

Ele pode ser servido com vinho Moscatel de Setúbal ou vinho Palmela, que é de uma cidade conhecida em Portugal por ser considerada a cidade do vinho.

Queijo Serra da Estrela

Esse é um queijo muito conhecido em todo o mundo e é considerado o mais antigo de Portugal. Ele é da região da Serra da Estrela, um dos lugares mais altos do país.

O queijo Serra da Estrela é fácil de harmonizar com vinhos, pois ele é aromático. Para não errar, o melhor tipo de vinho para servir com ele são os da região do Dão, que também são produzidos na mesma região deste queijo.

Outros tipos de vinho que harmonizam bastante com esse queijo é o vinho do porto ruby vintage, os tintos e também os brancos.

Queijo de Pico

Um dos queijos feitos de leite de vaca mais antigos da região do Pico. É um queijo forte de sabor intenso, por isso, é preciso tomar cuidado ao escolher o vinho ideal para servir junto com ele.

O mais correto que podemos indicar é servi-lo com o vinho tinto Alicante Bouschet da região do Alentejo.

Queijo Rabaçal

Esse queijo é feito com dois tipos de leite: de cabra e de ovelha. É um queijo de tipo semi-duro e é o ideal para servir com vinho tinto da Bairrada ou com os tipos de vinho tinto de Lisboa.

Todos esses tipos de queijo e de vinho são refinados e deixam qualquer encontro delicioso. Basta saber como servi-los e como harmonizar cada um deles.

Para comprar queijos e vinhos portugueses, entre no site da Eno Gourmet Premium, uma loja de vinhos online que trabalha com os melhores produtos do mercado português.

O post Guia prático para harmonização de vinhos e queijos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas