Lições básicas para iniciantes no mundo dos vinhos

Para quem descobriu recentemente o mundo dos vinhos, há diversas questões que são, ao mesmo tempo, essenciais e estimulantes. Visando estimular ainda mais a paixão dos neófitos, resolvemos apresentar algumas lições básicas para quem está iniciando neste mundo extraordinário de sabores, aromas, muito requinte e muitos mitos.

Equilíbrio

Mesmo vinhos encorpados ou com maior teor alcoólico podem representar uma doce harmonia no equilíbrio de suas características. O equilíbrio no corpo de um vinho não é um acidente, é, porém, o fino balanço resultante da forma como sua potência, seus aromas e sabores se encaixam.

A qualidade de um vinho sempre dependerá do equilíbrio entre seu doce, nível de álcool, taninos e acidez. Uma boa comparação é a figura de uma balança na qual se tem de um lado a maciez (nível alcoólico) e a doçura (açúcares), em contraste com a aspereza (taninos) e o frescor (acidez).

Harmonia do vinho com a gastronomia

Bons vinhos tintos se destacam por seu equilíbrio, sem desmerecer a força de sua estrutura. São perfeitos para harmonizar com pratos à base de carnes vermelhas e queijos duros, como o Grana Padano. Nesta categoria, apresentamos duas sugestões sublimes:

Rui Madeira Beira Interior Tinto

Um vinho intenso e de grande equilíbrio. Seu volume de boca ressalta pela presença das uvas Tinta Roriz e Touriga Nacional. A intensidade de seu teor alcoólico dá uma sensação aveludada que se conjuga perfeitamente com o frescor da acidez marcante de suas uvas.

Tenente Bernardo Tinto

Outro bom exemplo de vinho potente e bem equilibrado. O Tenente Bernardo Tinto é elegante e complexo, carregado de sabores de Vinhão e Touriga Nacional, com notas de frutos e flores. Um vinho encorpado que surpreende no encontro harmônico com a força de seus taninos e de sua acidez.

Mas, para aqueles que preferem a leveza e o frescor dos vinhos brancos, são perfeitos na harmonização com pratos requintados como frutos do mar e aves de carne branca e sabor suave. Também, sugerimos dois rótulos excepcionais desta categoria:

Douro Grande Reserva Branco

Um vinho encorpado e de grande frescor. Seu bom volume de boca é reforçado pela nota de madeira nova. É um vinho completo, de boa textura, de sabores citrinos e complementado por um final de boca prolongado.

Tojeira Branco

Um vinho elegante, com predominância da casta Alvarinho, com notas frutadas e levemente florais. Encorpado de equilibrado, contrastando com a acidez destacada, e final de boca persistente.

A melhor temperatura

A questão da temperatura ideal para servir o vinho sempre é motivo de controvérsia. Há quem diga que o vinho deve ser servido gelado, outros defendem a tradição de servir o vinho em temperatura ambiente.

No caso dos vinhos tintos, é melhor servi-los com temperatura em torno dos 18°C. E o frescor dos vinhos brancos pode ser mais agradável entre 10°C e 12°C.

Logo, cuidado com extremismos quando o tema é a temperatura do vinho. Moderação é a palavra de ordem.

A idade do vinho

Um dos mitos mais difundidos sobre vinhos envolve seu tempo de maturação ou envelhecimento. Nem todo vinho é feito para envelhecer. Alguns são melhores, mais ricos em aromas enquanto jovens.

Também, é verdade, porém, que alguns vinhos são produzidos para guarda. Ou seja, são vinhos que, na medida em que o tempo passa, vão se tornando mais ricos, destacando seus taninos, seus aromas, remontando, em regra, um vinho de complexidade e elegância acima da média.

Os melhores vinhos do mundo

Portugal está entre os mais importantes produtores de vinho do mundo. Os vinhos portugueses são considerados por muitos como os melhores do mundo. Vinhos equilibrados, ricos em sabores e aromas e agradáveis aos paladares mais exigentes.

Se você estiver interessado em comprar vinhos online, explore as prateleiras virtuais da Eno Gourmet Premium, escolha os rótulos de sua preferência e os receba no conforto de seu lar.

O post Lições básicas para iniciantes no mundo dos vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas