Compreendendo a influência do carvalho para iniciantes

Ao longo da história, vários tipos de madeira já foram utilizados na fabricação de barris destinados para o envelhecimento do vinho. Muitas vezes, os barris eram feitos de madeiras de castanheira, mogno, acácia e pinheiro. O carvalho, no entanto, acabou por ser eleito o favorito para o processo de amadurecimento do vinho.

A principal razão para esta predileção deve-se ao fato de o carvalho não provocar alterações que prejudicam o sabor do vinho, enquanto, em igual medida, contribui para intensificar seus aromas e suavizar os taninos.

Barris de carvalho

A madeira do carvalho possui características muito particulares que a tornam apropriada para o uso na vinicultura. Entre estas características, o carvalho é flexível e poroso, por isso, seus barris são capazes de suportar bem a pressão liberada no processo de fermentação do vinho.

Os vinhos amadurecidos em barris de carvalho também adquirem elegantes tons de taninos e aromas suaves que enobrecem o vinho, aumentando sua complexidade, e conferindo imagens deliciosas em cada nota.

Praticamente, todas as regiões mundiais produtoras de vinho se utilizam de barris de carvalho em razão de como suas características contribuem para o desenvolvimento da bebida. Os barris são utilizados no armazenamento do vinho para a fermentação alcoólica, a reação química que converte os açúcares do mosto em álcoois; para a fermentação malolática do vinho, ou seja, uma intervenção microbiológica ocorre após a fermentação alcoólica, que consiste, em poucas palavras, na transformação do ácido málico em ácido lático, destacando a acidez e estabilizando a bebida; e, por fim, para seu envelhecimento. Logo, as características presentes no carvalho enriquecem o vinho, aumentando sua complexidade, ao suportar as reações químicas sofridas durante o processo, mantendo, mesmo assim, as características básicas da bebida.

Ademais, a porosidade típica dos barris de carvalho favorece o amadurecimento do vinho através da sua respiração. Igualmente, no mesmo processo, a porosidade do carvalho permite a produção de ácido gálico, que age no vinho como antioxidante, aumentando a longevidade de um vinho.

Vinhos portugueses

Portugal está entre os mais importantes produtores mundiais de vinho, e sua vinicultura é rica em variedades de cepas, em categorias diversas e na qualidade excepcional de seus rótulos.

Muitos dos vinhos produzidos em Portugal são amadurecidos em barris de carvalho, nos quais as características mencionadas podem ser destacadas. Por exemplo:

– Rs Vinho Tinto Reserva – um vinho agradavelmente equilibrado com taninos nobres e grande frescor. Marcado pela limpidez e pela cor granada, de boa complexidade, rico em aromas frutados que em harmonia com as notas de carvalho tostado.

– Monte Da Raposinha Reserva Tinto – um vinho rubiáceo de cor intensa, complexo, equilibrado, de aromas frutados e frescos, encorpado com a presença de taninos e notas amadeiradas de carvalho. Um equilíbrio evidente entre o frutado e o carvalho, entre a doçura e a acidez.

Quem busca comprar vinhos online produzidos em Portugal, precisa conhecer a carta de vinhos da Eno Gourmet Premium. Você encontrará vinhos brancos e tintos com a certeza de qualidade e boa procedência.

O post Compreendendo a influência do carvalho para iniciantes apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas