Como não errar ao ter a missão de levar o vinho para o jantar

Um jantar entre amigos é sempre uma feliz ocasião para celebrar a amizade e estreitar os laços. E quem gosta de vinho tem a oportunidade de presentear os convivas com um rótulo de qualidade. Contudo, é natural o surgimento de dúvidas sobre que tipo de vinho levar.

Pensando sobre esta situação, sugerimos a seguir algumas dicas para diminuir a ansiedade e acertar na escolha do melhor vinho para cada ocasião.

Descubra a receita que será servida

O primeiro passo para não errar na escolha é saber o prato principal da noite, uma vez que a harmonização do vinho com a receita é fundamental para a apreciação das iguarias.

Como há muitas possibilidades de bons vinhos que podem merecem ser escolhidos para servir durante o jantar, vale a pena perguntar aos anfitriões qual será a receita principal da noite. Assim, cabe algumas sugestões:

  • Assados de carne vermelha – um corte suculento, enriquecido por uma capa mediana de gordura deve ser acompanhado com um vinho de boa estrutura e taninos destacados. Uma boa sugestão é o Vinho Tinto da Quinta das Castelares, de taninos nobres e sabor frutado.
  • Assados de aves de carne branca – o sabor suave que valoriza os temperos pode ser perfeitamente harmonizado com um vinho equilibrado e refrescante como o Tinto Contreira, jovem e frutado.
  • Uma receita à base peixes – pratos leves com peixes ou frutos do mar podem ser especialmente valorizados com um vinho de sabor suave como o Rosé Vila Real, um vinho de aroma com notas de frutos vermelhos e acidez equilibrada.

Rótulos caros

Cuidado na escolha de vinhos caros, ou um vinho precioso que tenha guardado por muito tempo. Nem todas as pessoas têm o paladar, ou mesmo a paixão, para desfrutar de certos vinhos. E cuidado dobrado para não parecer esnobe ao insistir em como aquele vinho é caro ou especial. Lembre-se que, para a maioria das pessoas, um bom vinho é uma escolha pessoal, meramente agradável ao paladar.

Assim, a escolha de um bom vinho não tem necessariamente relação com preço. Pense nas pessoas que estarão presentes, o que sabe sobre elas, e escolha o vinho pensando nelas e não no seu gosto particular.

Vinhos diferentes

Que tal apresentar aos seus amigos vinhos poucos conhecidos, como um Moscatel ou um vinho fortificado? Ou, um vinho de corte com destaque de certas uvas como a Roriz e a Touriga Nacional, ou a Arinto e Baga.

Com certeza são muitas as possibilidades. Vinhos verdes, tintos, rosés, espumantes, fortificados, e por aí vai. Mas tenha em mente que o momento deve ser mais importante que o vinho. Importante mesmo é a amizade. As lembranças deste jantar que te acompanharão. Então, ao servir o vinho, faça um brinde. Brinde a vida na companhia de pessoas especiais.

Vinhos Portugueses

Portugal produz vinhos sensacionais. Variedades que atendem a todos os paladares, todos bolsos para todas as ocasiões.

A Eno Gourmet Premium tem a alegria de proporcionar aos amigos e clientes o prazer de degustar vinhos feitos com uvas cultivadas em regiões privilegiadas e produzidos com técnicas que aliam tradição e modernidade, resultando em vinhos de aromas e sabores deliciosos. Navegue pelo portal da Eno Gourmet Premium e compre vinhos online que mais agrade ao seu paladar, assim você poderá escolher o vinho ideal para aquele jantar especial entre amigos.

O post Como não errar ao ter a missão de levar o vinho para o jantar apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas