Produção do vinho: entenda as etapas cruciais

O vinho é uma bebida muito rica e completa em detalhes. Para que consiga atingir esse estágio, existem vários passos pelos quais a bebida precisa passar até que atinja sua plenitude, cada um com muita importância para a obtenção de um bom resultado.

Entender quais são esses passos é muito importante, seja para um enófilo, um enólogo ou mesmo para quem ainda está no início de sua trajetória com os vinhos. Assim, será possível compreender tudo o que é preciso para ter aquela deliciosa bebida em sua taça!

Etapas mais importantes na produção do vinho

O processo para a obtenção do vinho é chamado de vinificação. Ainda que possa ocorrer naturalmente, alguns passos podem ajudar a obter uma bebida ainda melhor e mais trabalhada.

Tudo se inicia com a colheita das uvas, que precisa ser feita no momento adequado para que o sabor da bebida seja o desejado. Geralmente, ela ocorre em horários em que a temperatura não está muito quente e pode ser feita manual ou mecanicamente.

Depois, acontece o desengace, que remove uma parte do grão que pode deixar a bebida amarga. As cascas das uvas são rompidas para que o suco escorra naturalmente.

Então, ocorre o processo de prensagem, em que o mosto é prensado para separar o suco das cascas e sementes, o que ajuda a obter o líquido puro.

Em seguida, aparece a fermentação, etapa na qual as leveduras (fungos que se alimentam do açúcar natural do suco das uvas e o transformam em álcool e dióxido de carbono) agem para a obtenção de uma bebida alcoólica, em um processo natural que é simplesmente imprescindível para o vinho.

Os pontos principais sobre o carvalho na produção do vinho é que os barris são determinantes para a fermentação, embora ela também possa ocorrer em tanques de aço inox.

Quando a fermentação termina, procede-se com a trasfega, que é simplesmente passar a bebida de um tanque ou barril para o outro, de modo a remover os resíduos sólidos que ficam no fundo do recipiente.

Posteriormente, o vinho é clareado e estabilizado, de modo a retirar a turbidez da bebida e deixá-la mais bonita. Depois, ele é transferido para um barril ou tanque para amadurecimento, onde adquire notas importantes para seu paladar e aroma, em um processo cujo tempo varia de acordo com a bebida.

Por fim, o vinho é engarrafado, quando pode ser adquirido e, então, fazer a alegria dos amantes da bebida.

Vinho: uma bebida de processo minucioso

São várias etapas até que se obtenha o vinho desejado, e cada uma delas interfere diretamente no resultado. Seja uma semana a mais no amadurecimento ou na colheita, o sabor e o aroma ficam diferentes devido a isso.

A Eno Gourmet Premium é uma loja de vinhos especializada no assunto, com vinhos portugueses legítimos para satisfazer sua paixão por essa bebida. Nós temos uma equipe especializada na seleção dos melhores rótulos para que você possa apreciar o que há de mais requintado e delicioso no mundo dos vinhos de Portugal. Acesse o blog da Eno Gourmet Premium e confira mais conteúdos sobre o assunto!

O post Produção do vinho: entenda as etapas cruciais apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas