Conheça mais sobre vinho de colheita tardia

Você já ouviu falar sobre vinho de colheita tardia? Essa é uma expressão que pode ser compreendida mesmo por quem não seja um grande entendedor do mundo dos vinhos, já que está implícito em seu nome que as uvas foram colhidas depois do tempo.

Pode até parecer que esse processo é fruto de algum descuido, mas muito pelo contrário, ele é planejado e tem como propósito oferecer uma bebida de sabor especial, com teor alcoólico mais elevado e sabor mais doce, o que resulta em vinhos esplêndidos.

Entenda melhor como funciona o processo de colheita tardia e o que ele agrega ao sabor dos vinhos.

O que é colheita tardia?

Essa é uma técnica em que as uvas são colhidas algum tempo depois de seu amadurecimento, que seria o momento ideal para tal. Quando isso acontece, abre-se espaço para a invasão de um fungo, chamado de Botrytis cinerea, que rompe a pele das uvas e retira boa parte da água que existe dentro delas.

Com isso, os açúcares da uva ficam concentrados, o que potencializa seu sabor e traz resultados magníficos à bebida. O processo é conhecido como “podridão nobre” e é totalmente planejado, de modo a trazer bebidas com sabor mais concentrado.

Bons exemplos de vinhos em que a colheita tardia é aplicada são os Tokaji, da Hungria, e também o francês Sauternes. Quem já degustou um vinho produzido dessa forma sabe o quão especial e delicioso é o sabor, mais doce e de teor alcoólico mais elevado.

Existe um processo similar ao de podridão nobre, praticado em países onde o frio é mais intenso. Nesse caso, as uvas são colhidas quando as temperaturas são mais baixas, o que resulta no congelamento da água que existe dentro dos bagos, ao passo que os demais elementos ali presentes não se congelam.

O resultado é similar ao processo visto anteriormente, mas sem a presença do fungo Botrytis cinerea. A colheita de uvas congeladas é comum em países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Áustria, entre outros.

Como consumir vinhos de colheita tardia?

Por terem características diferentes, seu consumo também deve ser feito em ocasiões especiais, mais planejadas para essas características da bebida.

O resultado é bastante similar ao que se vê nos vinhos de sobremesa, que são mais doces e alcoólicos e consumidos justamente depois de almoços e jantares, no momento de degustar um delicioso doce. O mesmo pode ser feito com os vinhos de colheita tardia.

Porém, por serem mais concentrados em açúcar e álcool, recomenda-se um consumo mais moderado, ainda que sejam tão saborosos e deliciosos. Dessa forma, será possível degustar o delicioso sabor desse néctar concentrado dos vinhos sem nenhum prejuízo.

A Eno Gourmet Premium é o site ideal para comprar vinho online. Nós separamos os rótulos mais deliciosos de Portugal, de modo que você tenha à sua disposição vinhos deliciosos, sejam eles tintos, brancos, espumantes, vinhos do Porto ou DOC (Denominação de Origem Controlada).

Se você deseja comprar vinho online da mais alta qualidade, navegue entre as opções que separamos e comprove porque a Eno Gourmet Premium é a loja ideal para você!

O post Conheça mais sobre vinho de colheita tardia apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas