Entenda como reconhecer o aroma de um bom vinho em qualquer ocasião

Uma das muitas nuances que existem ao se degustar um bom vinho é o seu aroma. Afinal de contas, essa deliciosa bebida vai muito além de apenas seu sabor, e o cheiro exalado pela taça é um dos maiores prelúdios para uma degustação incrível.

Pessoas experientes no mundo dos vinhos são capazes de identificar as notas aromáticas da bebida em apenas alguns segundos, enquanto os que ainda não são tão afeitos podem levar alguns minutos e, no final das contas, ainda ficar sem saber exatamente do que se trata.

Porém, existem algumas dicas que podem ajudar na hora de saber quais são os aromas de um vinho. Assim, além de demonstrar maior entendimento sobre a bebida, você conseguirá apreciar mais um de seus detalhes e, de quebra, adquirir vinhos cujos aromas lhe agradem!

Dicas para reconhecer os aromas do vinho

Como diz aquele ditado, a prática leva à perfeição. Basta começar aos poucos que, com o passar do tempo, o processo se tornará natural!

Os aromas se dividem em famílias

Há centenas de aromas que podem existir em um vinho, como canela, frutas vermelhas, tabaco, coco e chocolate, entre outros. Pode ser um pouco difícil identificar para quem ainda não tem o olfato treinado para os vinhos, mas algo pode ser notado com mais facilidade: as famílias olfativas.

De acordo com grandes especialistas em vinhos, elas se dividem entre florais, frutados, animais, minerais, vegetais, químicos, especiarias, balsâmicos, empireumáticos e outros. Portanto, o primeiro passo pode ser a identificação dessa família para, depois, aprofundar-se no assunto e saber exatamente do que é aquele aroma.

As uvas possuem forte influência no processo

Como já é de se imaginar, a uva tem um grande impacto no aroma dos vinhos. Enquanto as brancas quase sempre são dotadas de notas aromáticas, as notas de frutas vermelhas aparecem com frequência nas tintas, embora isso possa variar de acordo com cada espécie.

Para aproveitar ao máximo esse aroma, existe uma etapa chamada amadurecimento aromático, pelos especialistas em vinho, mas ele nem sempre está no mesmo período que o amadurecimento da própria fruta para fazer a bebida, o que pode trazer resultados um pouco diferentes.

O processo é bastante complexo, já que pode ser que o nível de açúcar da fruta ainda não esteja de acordo com o desejado ou que a acidez esteja descontrolada, mas uma das etapas mais importantes do vinho é justamente aliar esse amadurecimento aromático ao da fruta.

A influência humana no processo pode mudar o aroma dos vinhos

Ainda que os processos naturais sejam responsáveis por boa parte do aroma, também é possível acrescentar algumas notas de maneira artificial, ou seja, por meio da ação do homem.

Além de tratar o mosto com cuidado para que ele não adquira aromas indesejados, também é possível utilizar barris de diferentes materiais para acentuar algumas notas. No tinto, o carvalho francês pode trazer notas de menta, coco e cravo, ao passo que o carvalho americano acentua a baunilha, a castanha e frutas secas, e por aí vai.

Aroma: um dos pontos mais importantes de qualquer vinho

A sensação de um delicioso gole de vinho na garganta é inigualável, mas também é possível se fartar desse banquete com o olfato, que receberá notas que podem tornar a experiência ainda mais deliciosa.

A Eno Gourmet Premium é a loja de vinhos ideal para você que procura os melhores rótulos portugueses. Nós fazemos uma seleção bastante criteriosa para que você consiga obter o que há de melhor dos vinhos de Portugal em sua mesa.

Aproveite essa oportunidade: visite a nossa loja de vinhos e encontre rótulos deliciosos tanto no paladar quanto no olfato, todos desenvolvidos com o que há de melhor nos processos produtivos da bebida!

O post Entenda como reconhecer o aroma de um bom vinho em qualquer ocasião apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas