Entenda o que são vinhos pontuados

Tanto os mais experientes no universo dos vinhos quanto aqueles que ainda não o conhecem tão bem já devem ter visto que alguns vinhos são acompanhados de uma sigla com uma pontuação em seguida, geralmente variando de 0 a 100.

Você sabe exatamente o que é isso? Qual é a origem dessa pontuação? O que é levado em consideração para que um vinho seja melhor que o outro? Chegou a hora de tirar todas essas dúvidas!

O que é um vinho pontuado?

Vinhos pontuados são aqueles que passam pela avaliação de profissionais da área, para saber como ele se comporta perante os critérios avaliados.

É um tanto quanto difícil compreender como é possível dar uma nota aos vinhos, já que sua avaliação é um critério subjetivo. Um rótulo que pode ser muito querido por uma pessoa pode não atender às exigências de outra, o que parece deixar a avaliação ambígua.

Porém, a análise dos vinhos e sua posterior pontuação são realizadas de forma imparcial, sem levar em consideração o que o avaliador julga ser mais saboroso. Os critérios adotados são a qualidade da produção e o atendimento às expectativas que se esperam sentir no vinho feito com determinada safra de uvas.

A primeira pontuação de vinhos surgiu no ano de 1959, com a “Wine Spectator”, que se estabeleceu como referência mundial na área. Já foram aproximadamente 300 mil rótulos avaliados desde então, número que chama muita atenção.

Posteriormente, surgiram outras avaliações, como “The Wine Advocate”, assinada por Robert Parker, com muitos anos de experiência na função. Na América do Sul, temos o “Guia Descorchados”, administrado por um jornalista chileno responsável por avaliar vinhos do Uruguai, Argentina, Chile e Brasil.

Porém, também é importante ressaltar que os vinhos com uma pontuação menor não são, necessariamente, de baixa qualidade. Os gostos pessoais e toda a experiência da degustação contam muito para saber se o rótulo é agradável ou não ao paladar e ao olfato.

Como funciona a pontuação dos vinhos?

Geralmente, essa pontuação se dá de 0 a 100, e a faixa em que o vinho se encontra diz muito sobre a opinião dos avaliadores. Os critérios de pontuação costumam ser os seguintes:

  • 50-59: vinhos ruins que praticamente não descem no paladar. Não costumam aparecer na lista.
  • 60-69: vinhos de baixa qualidade, que não são recomendados, embora ainda possam ser consumidos. Também não costumam entrar na lista.
  • 70-79: vinhos com alguns problemas, mas que são relativamente agradáveis.
  • 80-84: vinhos tidos como melhores do que a média, considerados bons.
  • 85-89: vinhos que se enquadram entre bons e muito bons.
  • 90-94: vinhos de alta qualidade, considerados como ótimos.
  • 95-100: rótulos que se estabelecem como referência para todos os outros, podendo até mesmo ser considerados clássicos.

Ainda que seja interessante aprender sobre o assunto, desmistificar o universo dos vinhos é fundamental, já que mesmo que um rótulo não tenha uma nota alta pelos críticos, uma boa sugestão dos amigos ou degustação em casa pode fazer com que você atribua notas para seus vinhos preferidos e, assim, criar uma lista dos favoritos.

Alguns bons vinhos portugueses para você degustar são “Aguarela” Verde Branco e Alvarinho “Pouco Comum”, entre vários outros rótulos deliciosos da região.

A Eno Gourmet Premium é a loja perfeita para comprar vinho online em Portugal. Nós trazemos o que há de melhor no mundo dos vinhos para que você tenha uma boa companhia, seja para um jantar especial ou mesmo para degustar sozinho. Acesse o blog da Eno Gourmet Premium e fique por dentro das notícias desse universo tão extenso e completo!

O post Entenda o que são vinhos pontuados apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas