Escolhendo o vinho ideal para a Ceia de Natal

A Ceia de Natal é uma ocasião muito especial. É um tempo de paz e alegria junto a familiares e amigos queridos. Igualmente, é um tempo de reconciliação e boa vontade entre as pessoas. E, para acompanhar os nobres sentimentos que protagonizam a ocasião, temos sempre uma boa mesa, rica nos sabores de suas entradas, inúmeras guarnições, deliciosas carnes e sobremesas lindas.

Não podem faltar também nesta celebração bons vinhos. Sim, no plural. Não que a Ceia venha a ser uma oportunidade para promover uma degustação de vinhos. Mas, em uma mesa com uma variedade tão grande de receitas, é imprescindível lembrar que nem todos os tipos de vinhos se harmonizam bem com todas as variações gastronômicas. Por isso, apresentamos algumas sugestões essenciais para compor a mesa da Ceia, a fim de tornar a celebração ainda mais especial.

Vinhos tintos

Não é uma opção das mais comuns para uma Ceia de Natal. Mas, um bom vinho tinto é muito bem-vindo para harmonizar pratos à base de carne vermelha, bacalhau ou massas.

Uma boa recomendação é a escolha de um vinho de corpo médio e, preferencialmente, com menor grau de açúcares, capaz de equilibrar o paladar em alguns dos pratos mais procurados na festa.

Com este pensamento, recomendamos o Douro Reserva Tinto 2012. Um assemblage produzido com uvas Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional. Seu aroma refinado enriquece o sabor destacado das uvas, com um leve tom floral. Um vinho de bom frescor e final de boca alongado. Tudo isso, acondicionado em uma conveniente garrafa Magnum, de 1,5 litro.

Vinhos rosés ou brancos

A mesa da Ceia de Natal costuma estar coberta de carnes brancas com uma pequena presença de gordura, como pernil, tender, lombo, e aves como frango e chester. São carnes de sabor leve, que precisam de um vinho de sabor delicado que permita a harmonização de sabores, e com uma boa acidez para equilibrar os lipídios.

Um rótulo excepcional é o Penedo Gordo Branco. Um vinho de cor cristalina e aroma intenso com tons frutados. Tem boa complexidade e volume em boca, a acidez adequada e um bom final de boca.

Se sua opção for um rosé, muito indicado para a ocasião, o Vinho Verde Rosé Anjos tem uma coloração linda, de um rosa intenso, com um aroma elegante e frutado, com toques de morango e groselha. Um vinho jovem, de grande frescor e acidez perfeita, com um final de boca longo e delicado. Tem sabor de festa!

Espumantes

Os espumantes já fazem parte das festas de fim de ano. São sinônimos de alegria e elegância. Ainda mais para acompanhar as frutas e os panetones.

Uma boa opção é o Casa da Trojeira Espumante Branco Bruto. Um vinho espumante de aroma frutado, com notas citrinas, perlage persistente, equilibrado e refrescante, com um acabamento harmonioso.

Vinhos de Portugal

Como um dos maiores produtores do mundo, Portugal tem produzido vinhos de todas as categorias com uvas nobres, combinando técnicas tradicionais e modernas para atingir o ponto mais alto de sua qualidade. Por isso, tem conquistado o mundo com seus rótulos.

Para comprar vinho online, conheça a carta de vinhos da Eno Gourmet Premium e prepare sua Ceia de Natal. Para conhecer mais sobre vinhos e saber como escolher os melhores vinhos para cada ocasião, continue no blog mantido pela Eno Gourmet Premium, em que você pode encontrar tudo sobre vinhos e boa gastronomia.

O post Escolhendo o vinho ideal para a Ceia de Natal apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas