A escolha do champagne ideal para a virada do ano

O final de cada ano tem se tornado uma oportunidade para festejar as realizações do ano que passou e celebrar a chegada de um tempo cheio de esperança. O ano que vem surgindo traz consigo a esperança de crescimento pessoal, de novas conquistas e de dias melhores. São estes elementos que nos dão a razão para festejar esta passagem com tanta euforia. E não há bebida mais perfeita para este tempo de festas do que um delicioso espumante.

Saiba o que é ideal para a virada do ano

O espumante tem sido popularizado como champagne, nome emprestado da região que fica no nordeste da França, onde foram produzidos os primeiros vinhos gaseificados. Em razão do controle de produção de vinhos por região, apenas os espumantes produzidos naquela região podem ser corretamente denominados de champagne.

Ainda que a denominação seja simplesmente espumante, a elegância da perlage e sua apresentação cristalina em uma fina taça simbolizam a essência da celebração. Com o desejo de que nossas festas sejam vibrantes e cheias de requinte, veja quais espumantes são indispensáveis em sua mesa.

Frisante

De forma geral, o frisante costuma não ser considerado um espumante em razão de sua perlage ser modesta e de pouca persistência. Mas é, no mínimo, prudente considerá-lo aqui, por serem muito vendidos no Brasil. É um vinho bastante leve e suave, e muito apreciado entre os mais jovens. Há alguns rótulos secos, mas os mais consumidos são frutados e adocicados, além de apresentar certa cremosidade.

Brut

O Brut é o espumante seco. Conforme sua classificação, denota-se que não haja mais que 15g de açúcar por litro da bebida. Sua característica mais marcante é o frescor. Possui notas frutadas e de leveduras, o que torna o Brut muito versátil, possibilitando sua harmonização com várias receitas.

Demi-sec

Entre os espumantes mais apreciados está o Demi-sec. Uma distinção se faz necessária para que não se confunda com o italiano prosecco, cuja característica é uma perlage mais grosseira, com borbulhas maiores que as de um bom espumante. O Demi-sec tem maior presença de frutas maduras, o que representa, consequentemente, um nível acima de açúcar se comparado com o Brut, mas ainda seco para quem aprecia a doçura dos suaves. O Demi-sec é uma ótima opção para acompanhar pratos leves, frutos do mar e aves assadas.

Espumantes doces

Assim como os vinhos de sobremesa, os espumantes doces têm uma presença indiscutível de doçura. Certamente, é o espumante mais vendido para as festas de fim de ano por ser muito agradável ao paladar de muitas pessoas. É uma escolha perfeita para acompanhar receitas agridoces e frutas da estação.

Podemos incluir nesta categoria o Moscatel. O Moscatel é um espumante de coloração levemente amarelada e perlage persistente. Seu aroma apresenta notas florais e frutadas, como pêssego, com uma agradável textura e o inconfundível frescor das uvas Moscato.

Espumantes portugueses

Portugal tem se consolidado como grande produtor de vinhos de qualidade. E entre os vinhos das melhores regiões portuguesas, destacam-se excelentes espumantes para o agrado de todos os paladares.

A Eno Gourmet Premium é uma empresa especializada em vinhos e na boa gastronomia portuguesa que mantém em seu portal uma bela carta de vinhos capaz de atender aos paladares mais exigentes. Você também pode comprar vinhos online por meio de sua plataforma. Além disso, você pode explorar os artigos do blog da Eno Gourmet Premium para se aprofundar em diversos temas que compõem o mundo dos vinhos.

O post A escolha do champagne ideal para a virada do ano apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas