Aprofundando-se em vinhos de mesa

A definição de vinho fino é aquele produzido com uvas da espécie Vitis Vinifera. As uvas viníferas são também conhecidas como uvas europeias, e são cultivadas especificamente para vinificação. Entre as incontáveis variedades, é possível destacar a Cabernet Sauvignon, a Chardonnay, a Touriga Nacional e a Baga.

O vinho de mesa, por sua vez, embora não conte com nenhuma distinção por parte do mercado internacional, merece destaque à medida em que há rótulos que foram popularizados em cada uma de suas categorias, mesmo não sendo produzidos com uvas viníferas.

As uvas americanas

Desde logo, vale a confirmação do que foi dito acima, o vinho de mesa é produzido com uvas de espécies variadas como Vitis Bourquina, Vitis Labrusca e Vitis Rupestris, conhecidas como uvas de mesa, uvas novas ou uvas americanas. Essas uvas diferem da Vitis Vinifera, visto que são mais adequadas para o consumo e para sucos do que para fazer vinhos.

As uvas são bastante populares e facilmente encontradas. Uvas como a Niágara, a Rubi ou a Thompsom. Entre as características mais marcantes deste tipo de uvas estão suas cascas finas e bagos grandes e, principalmente, o fato de não requererem tantos cuidados no cultivo e nem a necessidade de técnicas sofisticadas, já que crescem em terrenos e climas mais variados.

Características do vinho de mesa

Os vinhos de mesa podem ser tintos, brancos, rosés e até espumantes. Naturalmente, há distinções notáveis nas características dos vinhos de mesa em comparação com os vinhos finos, em suas respectivas categorias.

Os aromas do vinho de mesa são rústicos, sem desdobramento de aromas secundários. Outra característica do vinho de mesa é a intensidade do sabor da fruta. E embora os vinhos de mesa, conforme sua categoria, tenham níveis de doçura, taninos e acidez, de forma geral não têm grande complexidade. As diferenças derivam também da falta de amadurecimento e de envelhecimento, resultando em vinhos para consumo imediato.

Os vinhos tintos de mesa têm cores fortes, mas levemente opacas. Os vinhos brancos e rosados, por sua vez, não são cristalinos como os vinhos finos. E os espumantes feitos com uvas americanas, igualmente padecem de sofisticação e suas borbulhas têm pouca persistência.

Vinho de mesa ou vinho fino

Por isso, é importante observar na descrição do vinho para ter certeza de que sua escolha corresponde ao vinho que está procurando. Vale, porém, lembrar que o melhor vinho é aquele que agrada ao seu paladar, seja ele vinho fino ou vinho de mesa.

Os vinhos portugueses têm alcançado os mercados mais importantes do mundo por causa da qualidade e da tradição no cultivo das uvas e na produção de vinhos finos e de mesa. Todas as regiões de Portugal têm vinhos finos premiados no cenário internacional por causa de características que destacam a complexidade, e vinhos de mesa deliciosos e aprovados por consumidores portugueses e de tantos outros países.

O portal da Eno Gourmet Premium tem uma grande variedade de vinhos finos e de mesa que você pode escolher conforme o seu paladar e comprar online.

O post Aprofundando-se em vinhos de mesa apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas