Cultivadores de adega: informações sobre a certificação de vinhos

Quem é apaixonado por vinho sabe que ao embarcar nesse mundo da bebida é praticamente impossível não se apaixonar por cada detalhe que vai desde a sua produção até a sua certificação e venda.

Quanto mais os amantes da bebida conhecem a respeito, mais desejam conhecer, afinal, é um longo processo de produção em que histórias, trajetos, técnicas e cuidados são tomados até que o vinho chegue na prateleira da sua adega.

Por isso, hoje, separamos informações a respeito da certificação dos vinhos para que você saiba com mais precisão sobre cada bebida que já degustou e que ainda vai degustar.

O que é a certificação de vinhos?

 Assim como qualquer outro produto que será vendido, os vinhos também precisam ser oferecidos obedecendo a uma série de regulamentos e exigências feitas pelo governo que permitem que eles sejam colocados nas prateleiras.

O produtor que busca ter o seu vinho com certificado, procura cada vez mais ter reconhecimento pelos seus degustadores, pois esse tipo de certificação mostra todo o desenvolvimento na produção da bebida.

Além disso, a certificação faz com que o produtor mostre qual é o diferencial do seu vinho comparado aos dos concorrentes e ainda consegue adquirir mais confiança por parte do consumidor.

Como é feita essa certificação?

 Para fazer essa certificação é um processo um tanto quanto complexo. É preciso garantir diversos tipos de conformidades de procedimentos e normas técnicas. Se você entende o que são vinhos pontuados, saiba que muitos deles precisam passar por isso.

Além disso, também é necessário ter um controle da forma de produção da bebida, e essa produção precisa acontecer de acordo com as normas baseadas nas diretrizes que foram estabelecidas para o tipo de selo que o seu vinho terá.

Além disso, também é preciso levantar diversas informações sobre o terroir, que é o local onde estão localizados os vinhedos. Entre essas informações deve ter as características do solo, a temperatura, o clima e outras que darão um certificado mais completo.

Essas informações são importantes para garantir uma identidade própria para aquela região onde estão os vinhedos.

Também, é importante citar que existem diversos tipos de selos para a certificação de vinhos, depende muito de país para país.

Veja alguns exemplos de certificação de vinhos

 Existem diversos tipos de certificações e, para que você saiba quais são os tipos, vamos citar algumas delas.

Certificação na França

 Na França, existem as seguintes certificações:

  • Vins de Pays, que é usada normalmente para os vinhos regionais;
  • VDQG – Vins Délimités de Qualité Supérieure;
  • Vins d’Appellation d’Origine Contrôlée – AOC.

 

Certificação na Itália 

Na Itália, existem as seguintes certificações:

  • VDT – Vinho da Tavola;
  • IGT – Indicazione eografica Tipica;
  • DOC – Denominazione di Origine Controllata;
  • DOCG – Denominazione di Origine Controllata e Garantita.

Conhecer um pouco mais sobre o processo de certificação dos vinhos te ajuda a ter ainda mais gosto de colecionar os melhores vinhos em sua adega, afinal, você terá bebidas nas quais conhece a história e o processo de garantia de selo.

Para saber mais informações sobre as histórias e os tipos de vinhos, clique aqui e continue em nosso blog.

Além disso, para comprar vinho online entre também no site da Eno Gourmet Premium e veja todos os tipos de vinhos que oferecemos aos nossos clientes.

O post Cultivadores de adega: informações sobre a certificação de vinhos apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas