Entenda o que é bâtonnage e a sua importância para o vinho

Bâtonnage é um daqueles termos exclusivos da enofilia. Uma palavra que tem sua origem no francês e que serve para denominar uma técnica de preparação dos vinhos para que proporcionem aquela sensação de cremosidade na boca. Além disso, a bâtonnage também é responsável por aumentar a complexidade dos vinhos, especialmente os vinhos brancos.

O que é a bâtonnage?

Acredita-se que a bâtonnage tenha-se originado na região da Borgonha. A técnica consiste em utilizar uma vara (bâton, em francês) e movimentar os sedimentos do fundo do barril de vinho.

A bâtonnage tem um conceito bastante simples, mas sua prática é fundamental para o desenvolvimento dos aromas e sabores como parte da estrutura final do vinho, o que ocorre ao movimentar a borra formada pela levedura morta que se acumula no fundo do barril de vinho após a fermentação alcoólica. Através da movimentação periódica da bebida, os sedimentos se despendem do fundo do tonel passando a manter um contato extensivo com todo o líquido, aumentando a efetividade das leveduras, dissolvendo os sedimentos finos e promovendo um aumento na intensidade dos aromas e dos sabores que se perderiam no fundo do recipiente, tendo em vista que seu acúmulo reduz o potencial de transferência destas características contidas na borra.

Um pouco mais de bâtonnage

A prática da bâtonnage é mais utilizada na produção dos vinhos brancos. O resultado de sua aplicação são vinhos mais estáveis, reduzindo a oxidação, uma vez que o oxigênio também se distribui de forma mais equânime na estrutura do vinho. Desta forma, um vinho tinto com a movimentação regular e com as borras finas bem dissolvidas é capaz de absorver um volume de oxigênio dez vezes maior que o mesmo vinho não submetido à bâtonnage.

Some-se à maior estabilidade do vinho o fato de que seus aromas passam a ser mais duradouros à medida que a respiração do vinho nesta fase protege compostos aromáticos da deterioração resultante da oxidação.

Por conseguinte, o efeito da bâtonnage diminui a formação de borras, tendo em vista que a movimentação do vinho gera uma pressão em torno dos sedimentos, forçando que sejam diluídos à bebida. Esta técnica produz um vinho de maior homogeneidade e, em regra, mais encorpado.

Bâtonnage ou sur lie

Mesmo depois de tantas questões positivas em torno da bâtonnage, cumpre-nos dizer que não é um consenso a aplicação da técnica a qualquer tipo de vinho. Neste sentido, vários vão defender o sur lie, ou seja, o conceito inverso: o vinho deve envelhecer naturalmente sobre as borras.

A questão é controversa à medida em que o mesmo vinho envelhecendo em sur lie precisaria de um tempo muito maior para produzir os mesmos efeitos da bâtonnage.

Um dos principais argumentos em favor do sur lie é que a autólise das leveduras, responsáveis pelo desenvolvimento dos tons frutados e amadeirados, se desenvolve em períodos prolongados de envelhecimento. Assim, embora a bâtonnage seja eficaz para aumentar o pronunciamento de algumas características de um vinho em relação ao simples sur lie, isso diminuiria os tons frutados resultantes da autodigestão dos sedimentos típicos do segundo caso.

Os melhores vinhos

Portugal tem se afirmado na produção de vinhos excelentes, unindo técnicas modernas e a tradição da vinicultura portuguesa. Os vinhos portugueses têm conquistado os paladares mais exigentes.

A Eno Gourmet Premium possui uma carta de vinhos que reúne os melhores rótulos de Portugal. Aproveite para conhecer maravilhosos vinhos tintos, brancos, rosés, e escolha os que mais lhe agradam, compre-os online, e receba-os no conforto de seu lar.

O post Entenda o que é bâtonnage e a sua importância para o vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas