Gelado ou quente: aprenda a tomar o vinho na temperatura ideal

Em um país em que três quartos do ano faz bastante calor, é natural que haja uma predileção por bebidas geladas. Nem sempre, porém, esta predileção se reflete positivamente para todas as bebidas.

No caso dos vinhos, em regra, torna-se fundamental escolher o vinho adequado a cada situação, o que permitirá que o sirva em uma temperatura que promova o seu frescor, se for o caso, e não prejudique as sensações gustativas e olfativas que os identifique.

Ou seja, cada tipo de vinho deve ser servido dentro de um range de temperaturas para que se possa alcançar as experiências sensoriais advindas de seus aromas e sabores. Por isso, veja, a seguir, qual a temperatura indicada para servir cada tipo de vinho.

Vinhos tintos

Entre as características que distinguem os vinhos tintos dos vinhos brancos, além da coloração, por óbvio, se destacam o teor alcóolico mais elevado e a consequente estrutura mais encorpada.

Em relação ao nível de álcool presente no vinho, vale a lembrança que, quanto mais alto, maior será a sensação de calor despertada pela bebida. Por outro lado, como a estrutura do vinho tinto é mais densa que os vinhos brancos, a liberação de seus suaves aromas depende mais do calor.

Logo, fica evidente que os vinhos tintos, sobretudo os mais encorpados, não são ideais para ocasiões em que se busca mais frescor do que sabor.

Os vinhos tintos devem ser servidos em temperatura ambiente e, preferencialmente, dispostos com antecedência no ambiente, de forma que sua temperatura se eleve de forma natural.

Geralmente, pode se dizer que o ideal é que o vinho tinto seja servido a uma temperatura entre 13ºC e 18ºC. Observando-se, contudo, as indicações que o produtor dispôs no rótulo, que propiciará alguma variação, dependendo do tipo do vinho. Por exemplo, vinhos de mesa podem ser tomados entre 11ºC e 14ºC; os mais encorpados, entre 15ºC e 17ºC; e os de maior teor alcoólico, por sua vez, entre 16ºC a 18ºC.

Vinhos brancos

Os vinhos brancos e rosés têm níveis de acidez que favorecem sua escolha para eventos diurnos e temperaturas mais altas. Seus aromas e sabores não dependem tanto da vaporização, permitindo que sejam servidos em baixas temperaturas.

Veja, contudo, que não há espaço para os exageros. Embora estejamos falando sobre como o vinho branco pode ser agradavelmente refrescante, não é demais recomendar que não seja congelado.

A temperatura ideal para tomar o vinho branco é entre 6º e 12ºC. Mais uma vez, lembrando que pode haver variação na indicação dos rótulos, conforme cada tipo de vinho. Os vinhos mais doces devem ser servidos entre 6ºC a 8ºC; os vinhos demi-sec podem variar entre 8ºC e 10ºC, e os mais encorpados entre 10ºC e 12ºC. Estes mesmos critérios podem ser utilizados para os vinhos rosés e espumantes.

Todos os sabores

De fato, a temperatura é fundamental para desfrutar das melhores características de cada tipo de vinho. Para garantir o acerto deste critério, é importante ter um termômetro para vinhos.

Agora que você entendeu bem a questão da temperatura ideal, entre no portal da Eno Gourmet Premium e selecione os melhores vinhos portugueses, aqueles que mais agradam ao seu paladar e compre-os online. Depois, deguste-os rigorosamente na temperatura ideal. Note os aromas; delicie-se com os sabores.

O post Gelado ou quente: aprenda a tomar o vinho na temperatura ideal apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas