Ocasiões que pedem vinho: destaque para o vinho branco

É indiscutível a predileção das pessoas pelo vinho tinto. Suas cores vibrantes são um espetáculo à parte e sua complexidade é resultante de elementos que se desprendem das cascas e das sementes que produzem a coloração da bebida durante o processo de fermentação.

O vinho branco, entretanto, tem características excepcionais, seus sabores e aromas se distinguem completamente das características definidoras dos tintos. E, muito embora os sabores e a estrutura do vinho tinto sejam arrebatadores, o vinho branco se destaca por sua jovialidade e por seu frescor, sendo uma escolha mais adequada para várias ocasiões e sob tantas outras circunstâncias.

Eventos diurnos

O vinho é uma bebida que enaltece seus apreciadores. Por isso, sempre há uma boa oportunidade para se incluir um bom vinho à mesa. Seja durante uma simples refeição, seja uma cerimônia de casamento, ou, mesmo, um evento corporativo.

Se o evento ocorrer durante o dia, ainda mais se a época do ano for o verão, o vinho branco é a escolha mais apropriada. Em regra, o vinho branco é para ser bebido jovem, sem ter passado por longos períodos de envelhecimento, resultando em uma bebida de maior leveza em sua estrutura. Vale o destaque para a sua acidez que, mais acentuada que a presente nos tintos, proporciona uma sensação de frescor, o que o torna especialmente agradável em dias mais quentes. Ainda mais por permitir ser servido em temperaturas mais baixas, ressaltando seu frescor.

Some-se a estas características a elegância das cores citrinas ou cristalinas do vinho branco, cintilando em taças do tipo flauta que, em seu formato alongado, contribuem para manter sua temperatura baixa por mais tempo na mão de cada um dos convivas.

Vinho branco suave

O vinho branco suave de qualidade não é um ponche adocicado, mas um vinho leve, de corpo e doçura equilibrados, poucos taninos e acidez adequada. À mesa, é ideal para harmonizar com receitas à base de carnes brancas como aves e peixes. Também, acompanha perfeitamente saladas verdes, queijos de massa mole e frutas da estação. Pode ser servido também como aperitivo.

Um rótulo excelente nesta categoria é o Cadão Douro Branco. Um vinho jovem e delicado, bom volume de boca e excepcionalmente macio. Sua estrutura tem boa complexidade, flertando entre o frutado e o mineral. Uma experiência vivaz.

Vinho branco demi-sec

O vinho branco seco ou demi-sec destaca-se ainda mais no frescor. É um excelente complemento para um cardápio requintado, de pratos leves, como frutos do mar, salmão, ostras, saladas enriquecidas com legumes e frutas, e alguns tipos de gratins, como os de abobrinha ou de brócolis.

O Vinho Branco da coleção do enólogo Rui Madeira, produzido na região de Beira interior, combina uma pronunciada acidez com uma intensa mineralidade, resultando em um vinho complexo. Possui bom volume de boca e um final alongado. Excelente no sabor e perfeito para uma boa digestão.

Vinhos portugueses

A rica gastronomia portuguesa é regada com vinhos excepcionais. Tintos e brancos. Os vinhos das melhores regiões de Portugal estão disponíveis para compra vinho online no portal da Eno Gourmet Premium.

Entre no site. Navegue. Mergulhe no mundo dos vinhos e da boa gastronomia.

O post Ocasiões que pedem vinho: destaque para o vinho branco apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas