Veja como funciona o processo de esmagamento da uva

Entre as muitas tradições que povoam o mundo dos vinhos ao longo da história mundial, reside a prática de extrair a bebida através do esmagamento das uvas com os pés.

Presente no imaginário coletivo, a imagem dos produtores pisando as uvas é resultante de milhares de anos fáticos em que os vinhos eram mesmo produzidos assim. As uvas eram dispostas em lagares e pisadas para a extração do mosto. Muitos mitos se criaram em torno desta tradição. Talvez o mais romântico deles seja que o vinho é mais suave quando as uvas são pisadas por mulheres.

Mas, como dizem que o vinho fica melhor com o passar dos anos, podemos assumir esta afirmação em um novo sentido. Com o passar dos anos, das gerações e dos séculos, hoje, há vinhos produzidos por meios artesanais, outros por técnicas modernas. Há métodos variados para se esmagar as uvas além dos pés dos agricultores.

Outras formas de esmagamento

Embora ainda haja no mundo algumas quintas que se utilize da pisa para a extração do mosto, é natural que em tempos modernos o processo tenha evoluído. Mas, se a pisa é onerosa e demorada, há que se redimi-la por uma vantagem real. A pisa preserva as sementes, minorando a dose de taninos e, inclusive, reduzindo o volume de resíduos no vinho.

Pilões

Uma variação da pisa é a utilização dos pilões. Em um processo tão lento quanto a pisa, as uvas são colocadas em lagares e ao invés de pisadas, são esmagadas com longos pilões de madeira. O apelo consiste em preservar a tradição de se fazer um vinho de forma artesanal e de forma mais higiênica que a pisa.

Pisa mecânica

Em Portugal, com o propósito de se preservar a tradição e a qualidade da pisa, mas buscando a modernização e o aumento de produção na metade do tempo, a pisa mecânica é um lagar sob uma prensa que simula a pisa, de forma que o esmagamento das uvas é feito de forma a preservar as sementes, ao mesmo tempo em que se separa com certa suavidade as cascas e a poupa para retirar o suco da fruta.

Prensa

Há vários modelos de prensas mecânicas desenvolvidas para a produção de vinhos. De forma geral, é possível dizer que o processo consiste em uma primeira pressão, levando o rompimento da casca da uva a fim de liberar a polpa e um suco fino e doce, destinado tradicionalmente à produção do “vinho de lágrima”. Na sequência, as uvas são prensadas até o limite planejado, uma vez que os rolos da prensa podem ser regulados para se obter alguns efeitos como tirar mais tintura das cascas, quebrar as sementes ou moê-las. Estas regulagens acabam, por fim, influenciando no resultado final, tornando o vinho mais suave ou mais forte, mais tinto ou mais claro, mais ou menos tânico.

Os vinhos portugueses

Certamente, cada detalhe conta na produção de um vinho. Em Portugal, é possível encontrar vinhos de uvas pisadas, de lagares de pilão e outros produzidos com toda a tradição portuguesa, mas com os mais modernos recursos tecnológicos da indústria do vinho.

A Eno Gourmet Premium mantém uma loja de vinhos online com uma grande variedade de rótulos das melhores vinícolas de Portugal. Você pode escolher os que mais agradam ao seu paladar e recebe-los em sua casa.

O post Veja como funciona o processo de esmagamento da uva apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas