Brunch com vinho: aprenda a organizar

O brunch tem sua origem entre os jovens britânicos, como uma refeição de domingo para quem levantou muito tarde para o café da manhã (breakfast) e muito cedo para o almoço (lunch). Na prática, acabou se tornando um evento costumeiro para as famílias na terra de Sua Majestade ao se reunirem à mesa aos domingos entre as 10 e as 14 horas.

De outra forma, o brunch assumiu um ar mais requintado ao se tornar uma boa opção para eventos sociais, como festas de casamento ou confraternizações entre amigos.

Detalhes que fazem um brunch

A natureza do brunch é a conjugação de um evento com uma refeição leve e variada. Pode ser realizado em ambiente fechado, mas a predileção é por lugares abertos, arejados e, de preferência, com bastante verde.

O horário ideal para iniciar o brunch é às 10 horas ou, no máximo às 11 horas. Em alguns casos, há a possibilidade de uma variação de brunch iniciando entre 15 e 16 horas, quase um happy hour.

O serviço costuma ser disposto em mesas lateralizadas distribuídas estrategicamente em volta dos convidados que, pela natureza do evento, se alternam entre algumas mesas e aparadores. Em regra, o sistema é self-service, mas cabe serviço de garçons para as bebidas e para recolher os pratos das mesas e aparadores.

O cardápio

Como o brunch reúne o período posterior ao café da manhã e do almoço, é natural que a expectativa seja de uma mesa variada e farta, servida com requinte e bom gosto.

As mesas laterais devem ser divididas conforme a natureza dos alimentos. Uma seção para as entradas, uma ampla mesa para o serviço principal e mais uma dedicada às sobremesas.

A mesa de entradas deve ser composta de opções que sejam associadas ao momento do café da manhã: queijos e outros frios, patês e geleias, torradas, pães e bolos. A mesa de entradas também deve contar com café, leite, achocolatados, chás, sucos, e água fresca. À medida que o serviço for aberto, os convidados devem ser direcionados para esta mesa.

Como dissemos, o brunch não é um almoço. Inclusive, evita-se as formalidades de um almoço. Por isso, na mesa principal haverá pratos frios e quentes, todos nutritivos e saboroso. Boas sugestões são: saladas enriquecidas como a Caesar e a Caprese, carpaccios, canapés, bruschettas, panquecas ou crepes salgados, quiches e tortas salgadas, dentre diversas outras possibilidades.

Para acompanhar estas iguarias, o elegante Grand Cuvée Espumante DOC Bairrada é perfeito. Seu delicioso aroma de frutas vermelhas parece encontrar-se com sua suave mineralidade, a estrutura do espumante aveludada, tudo isso enriquecido pelo finíssimo perlage que produz e pelo seu frescor.

Outro rótulo esplêndido para a ocasião é o Vinho Verde DOC Branco da Quinta dos Ingleses. Um vinho de cor límpida e citrina, de aroma frutado e tons levemente tropicais, trata-se de uma bebida suave e equilibrada, ideal para eventos diurnos.

E, na mesa de sobremesas, o desfecho de um evento delicioso. Entre variadas opções, cabe muito bem um mil folhas, tortas de frutas ou chocolate, e frutas em postas que podem ser acompanhadas com um cálice de Vinho do Porto Tawny para harmonizar.

Vinhos de Portugal

Portugal tem uma cultura pulsante e um povo alegre que tem satisfação em reunir amigos e familiares sem nenhum motivo especial. Talvez este gosto tenha contribuído para fazer este pequeno país da península ibérica um dos mais importantes produtores de vinho do mundo.

Se você vai preparar um brunch, regue-o com vinhos portugueses. Na loja de vinhos do portal da Eno Gourmet Premium você encontrará vinhos de todas as categorias para encantar seus convidados, seja qual for a ocasião.

O post Brunch com vinho: aprenda a organizar apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas