Desfrute das ideias de admiradores experientes pelo mundo

É impressionante como cada vez mais encontramos pessoas que estão desenvolvendo o gosto pelo vinho. Homens e mulheres. Gente bem vivida e outros bastante jovens.

O fato é que à medida em que uma pessoa descobre o prazer proporcionado pelo vinho, ele vai muito além do desfrute de uma taça ou duas. O mundo do vinho envolve história, cultura, sofisticação, disciplina, literatura, boas amizades e, claro, experiências sensoriais que se aprimoram ao passo que mergulhamos no mar de possibilidades que se abrem para nossa mente e coração.

Com essa mentalidade, gostaríamos de partilhar algumas informações valiosas para quem está ingressando nesta nova paixão.

O melhor vinho do mundo

Certamente, um vinho de qualidade é, ao mesmo tempo, complexo, equilibrado e elegante. Mas essas qualidades variam de um vinho para outro, impossibilitando um consenso do que seria o vinho ideal.

Por outro lado, quanto mais nos envolvemos com a cultura do vinho, e mais nos libertamos dos clichês que a orbitam, vamos descobrindo que o melhor vinho do mundo é aquele que gostamos de verdade.

Ou seja, não se trata de definir o que é bom, na verdade, devemos recomendar bons vinhos. Nesse sentido, inclusive, entre amigos, preferimos usar o verbo partilhar, ao invés de recomendar ou indicar. Pois a ideia é contar para quem gostamos sobre o prazer que é tomar um bom vinho, e jamais ditar regras sobre o que é bom ou criticar o vinho que alguém está bebendo e gosta.

Então, para descobrir qual o melhor vinho, sempre experimente novos vinhos. Não fique restrito àqueles que você já sabe que gosta. Não se trata de abrir mão do que gosta, mas de descobrir novos rótulos que também vão lhe agradar.

Ao escolher novos vinhos, utilize como critério inicial sua própria experiência, isto é, vinhos que você já provou e gostou. Parta do mais básico:

  • Categoria: tintos, brancos, rosés, fortificados, espumantes.
  • Uvas: Cabernet Sauvignon, Alvarinho, Castelão, Pinot Noir, Chardonnay etc.
  • Origem: vinhos portugueses, chilenos, italianos, espanhóis etc.

Vinho e gastronomia

Uma das preocupações mais recorrentes na ocasião de escolher um vinho é a harmonização com a culinária. Acertar nesta questão nem sempre é simples. Para quem está iniciando, ou mesmo para alguém mais experiente, mas que ainda sente alguma insegurança, não tenha receio de perguntar ao sommelier, se houver esta possibilidade.

Para ajudar na escolha, leve em conta a base da receita: carne vermelha, carne branca, massas, frutos do mar; e modo de preparo: assados, cozidos, grelhados ou ao molho. Sabendo estas informações, é possível fazer algumas associações que facilitam a harmonização.

Vinhos tintos encorpados e com taninos pronunciados, como Cabernet Sauvignon, ou Malbec, são perfeitos para acompanhar carnes vermelhas assadas ou grelhadas.

Pratos mais leves à base de frutos do mar ou saladas de folhas variadas são harmonizados muito bem com vinhos brancos, como os famosos portugueses da região de Vinhos Verdes, marcados especialmente pelo frescor.

Se a opção for as massas, para massas recheadas com queijo e molho branco, escolha um vinho tinto jovem ou um bom rosé. Em outro sentido, uma massa clássica, sem recheio e ao sugo, harmoniza-se bem com um vinho tinto com um pouco mais de doçura, ou uma escolha mais ousada seria um Tempranillo.

Vinhos portugueses

Em Portugal, são produzidos vinhos de excelente qualidade, com uma variedade incomparável e que têm agradado os paladares mais exigentes. Conheça a loja de vinhos da Eno Gourmet Premium, e descubra uma carta de vinhos preparada para que você conheça rótulos excelentes em cada categoria dos celebrados vinhos portugueses. Escolha o seu preferido, e desfrute do prazer de degustá-lo com sua família e seus amigos.

O post Desfrute das ideias de admiradores experientes pelo mundo apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas