Glossário: todos os termos que você precisa saber (parte 3)

O universo do vinho tem conceitos e termos muito específicos. E, à medida em que o consumo de vinhos finos se populariza, cada vez mais, é possível perceber a utilização de palavras novas ou do uso peculiar de alguns termos que, por vezes, se perdem no contexto. Por isso, selecionamos alguns termos, entre os mais relevantes, muito utilizados quando o assunto é vinho.

Abc do vinho

Harmonização: um dos termos mais utilizados quando se fala de vinho e gastronomia. Harmonizar é combinar as características do vinho com a receita servida. Um não deve sobrepor-se ao outro, mas proporcionar um encontro sensorial agradável.

Harmônico: se diz, porém, que um vinho é harmônico quando é equilibrado em si mesmo, apresentando as características organolépticas em harmonia, resultando em uma experiência agradável sua degustação.

Higrômetro: é um equipamento para medir a umidade relativa do ar, muito útil para manter o ambiente adequado para a guarda de vinhos. É muito comum encontrar higrômetros combinados com termômetros para a utilização em adegas.

Icewine: o icewine é uma categoria de vinho produzido em regiões muito frias, onde as uvas são colhidas congeladas. O resultado é uma bebida bastante doce devido à grande concentração de açúcar que as uvas acumulam nesta condição climática.

Licoroso: trata-se de uma nomenclatura para qualificar vinhos mais doces e que apresentam um grau mais elevado de teor alcoólico em relação à média de outros vinhos.

Maceração: é na maceração que a coloração do vinho é formada. Um processo simples no qual se mantém o mosto em movimento, fermentando em contato com as cascas de uvas tintas. A maceração também contribui para o aumento dos taninos de um vinho.

Madeira: uma referência aos tons amadeirados no aroma e no sabor de um vinho. (Veja  o termo “amadeirado” em nosso glossário).

Maduro: o vinho se torna maduro no seu auge. Ou seja, é maduro o vinho que atingiu seu maior potencial, tendo desenvolvido completamente suas características organolépticas.

Mineralidade: um dos termos mais jovens da enofilia. É a percepção de um tom mineral no vinho. É bastante real, mas os estudiosos tratam de sua evolução a partir dos aromas, tons terciários, e não exatamente relacionado ao paladar.

Mosto: é o suco concentrado, denso e natural da uva prensada. É da fermentação do mosto que obtém-se o vinho.

Nuance: é a gradação apresentada na coloração de um vinho. A nuance é bastante perceptível em vinhos tintos de jovens a médios. Contudo, também está presente em vinhos brancos, cuja coloração pode variar do citrino até o palha.

Opaco: o vinho opaco é um famoso blend produzido com as uvas Sousão e Alicante Bouschet, adquirindo uma inconfundível coloração violeta.

Perlage: um termo francês que significa “pérolas”, uma referência ao “cordão” formado pelo enfileiramento das bolhas de um bom espumante. É a marca mais importante de um espumante. Quanto mais fina e mais persistente sua perlage, melhor é o vinho.

Persistência: a persistência, extremamente valorizada, é a capacidade que o vinho tem de prolongar suas sensações depois da degustação.

Porto: o mais celebrado vinho português. O Vinho do Porto é um vinho fortificado, obtido por meio de uma interrupção no processo de fermentação alcoólica para adicionar uma aguardente de vinho, resultando em uma bebida de maior teor alcoólico e notadamente mais doce.

Bom aprendizado

A Eno Gourmet Premium é uma empresa especializada em vinhos portugueses e produtos voltados à gastronomia lusa. A Eno Gourmet Premium, além de manter uma loja de vinhos online, tem em seu portal um blog muito dinâmico e repleto de informações relevantes sobre o universo da vinicultura. Aproveite. Explore. Aprenda.

O post Glossário: todos os termos que você precisa saber (parte 3) apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas